EFEITOS DA MODIFICAÇÃO DO HABITAT EM ESCALA LOCAL E DE PAISAGEM SOBRE A DIVERSIDADE DE ABELHAS E VESPAS SOCIAIS EM PAISAGENS AGRÍCOLAS NO SUL DA BAHIA

Voltar

EFEITOS DA MODIFICAÇÃO DO HABITAT EM ESCALA LOCAL E DE PAISAGEM SOBRE A DIVERSIDADE DE ABELHAS E VESPAS SOCIAIS EM PAISAGENS AGRÍCOLAS NO SUL DA BAHIA

Pesquisa Realizada por: José Victor Alves Ferreira

Ano: 2021

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Mata Atlântica


Nível Acadêmico: Doutorado

O objetivo do meu projeto é avaliar como as agroflorestas de cacau e remanescentes florestais da ameaçada Mata Atlântica, inseridos em diferentes contextos paisagísticos, afetam a manutenção de diferentes componentes da diversidade (alfa e beta taxonômica e diversidade funcional) de abelhas e vespas sociais. Especificamente, pretendemos avaliar como cada componente da diversidade é afetado por 1) mudanças na estrutura da vegetação local em remanescentes florestais e agroflorestas de cacau; 2) características microclimáticas (temperatura), 3) quantidade de habitat nativo circundante e 4) heterogeneidade da matriz, em diferentes escalas espaciais. 

O estudo será desenvolvido na região sul da Bahia que, apesar de apresentar uma alta relevância para a conservação da biodiversidade e altas taxas de endemismo, possui um dos maiores índices de desmatamento. O cenário não é pior dada a existência de extensas agroflorestas de cacau na região, sistema responsável por dinamizar a economia local e que apresenta grande potencial para manter a biodiversidade, sendo classificada como um sistema amigável para a biodiversidade. A partir dos resultados encontrados, poderemos identificar quais características das fazendas de cacau e/ou do seu ambiente de entorno são cruciais para manter uma alta diversidade de abelhas e vespas, e assim contribuir com estratégias efetivas de conservação.  

Considerando que as abelhas são os principais polinizadores de plantas nativas e cultivadas, e que as vespas sociais regulam a cadeia alimentar em sistemas naturais e agrícolas, o desenvolvimento deste estudo é vital para a conservação da diversidade e serviços ecossistêmicos prestados por esses insetos. Esperamos que as medidas propostas com base em nossos resultados possam ser adotadas pelos produtores de cacau e subsidiar políticas públicas visando manter e/ou aumentar a diversidade de espécies e, consequentemente, os serviços ecossistêmicos prestados por abelhas e vespas sociais. 

Currículo Lattes

 

Biografia:

Meu nome é José Victor Alves Ferreira, sou bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola (2017 - 2019) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atualmente sou aluno de Doutorado (2021 - atualmente) pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e membro do Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação (LEAC), onde desenvolvo meu projeto de pesquisa que visa entender como a modificação do habitat, em escala local e de paisagem, afeta os diferentes componentes da diversidade de abelhas e vespas sociais inseridas em agroflorestas de cacau e remanescentes de Mata Atlântica. O estudo será desenvolvido na região sul da Bahia, uma das principais regiões produtoras de cacau do país. Este projeto, que será desenvolvido junto ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), conta com o apoio do FUNBIO, Instituto Humanize e Eurofins.

Vídeos

Fotos