EFEITOS DA TÉCNICA DE FLOCULAÇÃO-SEDIMENTAÇÃO PARA MITIGAÇÃO DE FLORAÇÕES DE CIANOBACTÉRIAS SOBRE ORGANISMOS ZOOBENTÔNICOS EM ECOSSISTEMAS TROPICAIS

Voltar

EFEITOS DA TÉCNICA DE FLOCULAÇÃO-SEDIMENTAÇÃO PARA MITIGAÇÃO DE FLORAÇÕES DE CIANOBACTÉRIAS SOBRE ORGANISMOS ZOOBENTÔNICOS EM ECOSSISTEMAS TROPICAIS

Pesquisa Realizada por: Ana Carolina Prestes

Ano: 2021

Linha: Recuperação de paisagens e áreas degradadas

Bioma: Mata Atlântica


Nível Acadêmico: Doutorado

formar uma densa camada de células na superfície da água. Este fenômeno é denominado de floração de cianobactérias. Tais florações promovem distúrbios nos ecossistemas aquáticos e impactos negativos na biodiversidade. Algumas espécies de cianobactérias são capazes de produzir toxinas e podem provocar a morte de peixes e outros animais, chegando a afetar até mesmo seres humanos e representam um grave problema de saúde pública. Assim, reduzir florações de cianobactérias é considerado um desafio para os cientistas, gestores públicos e pré-requisito para melhorar a qualidade de nossas águas.   

Os eventos de florações ocorrem devido ao aumento da concentração de nutrientes nesses locais através, principalmente, do despejo de esgoto não tratado. O fósforo é um nutriente presente em grandes concentrações no esgoto e é essencial para o desenvolvimento de cianobactérias. Então, controlar a concentração de fósforo nesses locais é crucial para diminuir a incidência dessas florações.  

Com esse objetivo, foi desenvolvida uma técnica de floculação-sedimentação denominada Floc & Lock. Essa técnica é capaz de remover o fósforo da coluna d’água. Então, ao considerarmos a utilização desse método, devemos compreender possíveis efeitos colaterais desses materiais sob todos os organismos presentes em um corpo d’água. No nosso projeto, vamos verificar a existência de possíveis efeitos colaterais dos materiais que compõem essa técnica sob as larvas de mosquito da família Chironomidae (ordem Diptera), uma vez que estes estudos ainda são escassos em águas brasileiras. 

A técnica Floc & Lock tem se mostrado muito eficiente na remoção de fósforo de ambientes aquáticos degradados em função dessas florações e sua aplicação aqui no Brasil é muito visada. Assim, esse trabalho busca contribuir para o desenvolvimento do campo de restauração de ecossistemas aquáticos no país, além de conferir segurança ambiental na aplicação da técnica em nossos corpos d’água, preservando a biodiversidade desses locais. 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Ana Carolina Prestes, aluna de Doutorado em Biologia Vegetal da UERJ, Bióloga de formação (UERJ, 2017), Mestre em Biologia Vegetal (UERJ, 2020). Com o apoio do FUNBIO e do Instituto Humanize, desenvolvo um projeto de pesquisa que visa avaliar possíveis efeitos colaterais de uma técnica de floculação-sedimentação para a mitigação de florações de cianobactérias (Floc & Lock) sob organismos zoobentônicos.

Vídeos

Fotos