EFEITOS DA URBANIZAÇÃO SOBRE INTEGRIDADE DO HABITAT E ASSEMBLEIAS DE PEIXES DE RIACHOS NO BAIXO RIO XINGU

Voltar

EFEITOS DA URBANIZAÇÃO SOBRE INTEGRIDADE DO HABITAT E ASSEMBLEIAS DE PEIXES DE RIACHOS NO BAIXO RIO XINGU

Pesquisa Realizada por: Maria Dayanne Lima de Lucena

Ano: 2022

Bioma: Amazônia


Nível Acadêmico: Doutorado

Os riachos são de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade, uma vez que são ambientes que oferecem serviços ecossistêmicos para diversos tipos de organismos como aves, insetos e peixes. Além disso, podem fornecer água e alimento para a população humana. Apesar da grande importância dos riachos paras os animais e humanos, estes ambientes sofrem grande pressão devido o aumento do desmatamento, mineração e urbanização, por exemplo.

A região do Baixo rio Xingu em particular, sofre com o aumento destas ações humanas, visto que é uma área que está sempre crescendo no quesito exploração dos recursos naturais e avanço da urbanização.

A fim de compreender como a urbanização afeta a estrutura física do habitat e as comunidades de peixes nos riachos urbanos do Baixo rio Xingu, esta pesquisa tem como objetivo avaliar como os riachos, os peixes e a contaminação de resíduos plásticos respondem ao processo de urbanização.

A pesquisa colabora com a formação de pessoas na área de ecologia de peixes de riachos, além de que este projeto tem um grande potencial para gerar conhecimento sobre os peixes de riachos urbanos do Baixo rio Xingu, que até então são pouco conhecidas com relação a diversidade. Outro ponto importante a ser destacado é a pesquisa com os resíduos plásticos em peixes nos riachos urbanos na área de estudo, está investigação pode embasar futuros projetos de gestão de resíduos do munícipio de Altamira e região.

Biografia:

Aluna de Doutorado em Zoologia pela UFPA/MPEG, Bióloga de formação (UFPA, 2014), mestre em Biodiversidade e Conservação (UFPA, 2017), técnica de Laboratório da Faculdade de Ciências Biológicas da UFPA campus de Altamira, com experiência em Etnobiologia e Ecologia. Desenvolve um projeto de pesquisa para avaliar os efeitos da urbanização e da contaminação por particular plásticas em peixes de riachos urbanos no baixo Rio Xingu.

Vídeos