EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM PISTAS VISUAIS FLORAIS

Voltar

EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM PISTAS VISUAIS FLORAIS

Pesquisa Realizada por: Isadora Schulze de Albuquerque

Ano: 2021

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Caatinga


Nível Acadêmico: Doutorado

A cada dia as mudanças climáticas globais estão mais intensas. Estas mudanças podem diminuir a camada de ozônio, aumentar a incidência de raios ultravioleta (UV) e a temperatura global. Para se protegerem contra essas mudanças, os organismos possuem pigmentos protetores que absorvem UV e calor. Em plantas, um desses pigmentos é o flavonoide e pode ser encontrado em flores formando guias que sinalizam recursos, como pólen e néctar para os polinizadores. 

Entretanto, essa área da flor onde é encontrada o pigmento pode ser alterada ao longo dos anos devido a fatores como aumento da radiação UV, temperatura, habitat, exposição das estruturas reprodutivas e morfologia floral. Essa mudança também pode afetar a atratividade floral e diminuir a frequência e preferência de polinizadores para visita-las e poliniza-las. 

Sendo assim, o objetivo da pesquisa é avaliar se as mudanças climáticas globais estão relacionadas às variações de pigmentação floral ao longo dos anos, em diferentes ecossistemas (caatinga e mata atlântica) e como os polinizadores interpretam estas mudanças. 

Espera-se que esse projeto colabore com o entendimento sobre como as mudanças climáticas globais afetam direta e indiretamente a polinização e polinizadores na Caatinga e Mata Atlântica. 

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Isadora Schulze de Albuquerque, Bacharel em Ciências Biológicas (UFPE, 2018) e Mestre em Biologia Vegetal (UFPE, 2021) e atualmente sou aluna de doutorado em Biologia Vegetal no PPGB da UFPE. Trabalho com Biologia da Polinização junto ao laboratório de Biologia floral e reprodutiva (POLINIZAR) na UFPE desde 2014. Com o apoio do programa de bolsas FUNBIO conservando o futuro, do instituto humanize e eurofins desenvolvo um projeto sobre pistas visuais florais e mudanças climática na Caatinga e Mata Atlântica.

Vídeos

Fotos