EFEITO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS SOBRE O AEDES AEGYPTI

Voltar

EFEITO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS SOBRE O AEDES AEGYPTI

Pesquisa Realizada por: Ana Cláudia Piovezan Borges

Ano: 2018

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Cerrado

O objetivo desse projeto é avaliar como diferentes cenários de mudanças climáticas afetam o sistema de defesa antioxidante e o ciclo de desenvolvimento de Aedes aegypti. Nós sabemos que as mudanças climáticas afetam muitas espécies, mas cada espécie pode responder de maneira diferente.

Pensando nisso, escolhemos como modelo de estudo, uma espécie de importância médica, Aedes aegypti. Essa espécie é bastante conhecida, pois suas fêmeas são vetores de vírus de algumas doenças como zika, chikungunha e dengue.

Para buscar as respostas para esse estudo, nós criamos Aedes aegypti em um simulador de mudanças climáticas, que nós chamamos de microcosmo. São 4 salas que simulam diferentes cenários de mudanças climáticas. Uma dessas salas imita o clima da cidade de Manaus atualmente, nas outras salas há um aumento na temperatura e concentração de dióxido de carbono, até chegar a sala extrema de aquecimento, onde a temperatura média é cerca de 4.5ºC mais quente quando comparada aos dias de hoje e, a quantidade de dióxido de carbono é cerca de 150% maior do que nós temos atualmente.

Com esse estudo, eu quero entender como o Aedes aegypti vai responder a cada um desses cenários de mudanças climáticas. E, dessa forma, pensar em soluções para possíveis problemas futuros causados por essa espécie.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Ana Cláudia Piovezan Borges. Sou licenciada em Ciências Biológicas, mestre em Ecologia e como muitos sei que o clima do mundo está mudando e que grande parte dessas alterações no clima se devem a atividades antrópicas. Por isso, considero muito importante entender como as mudanças do clima estão afetando as espécies, principalmente aquelas que tem interesse médico por serem vetores de doenças, como Aedes aegypti.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Ana Cláudia Piovezan Borges - Projeto de Pesquisa

Documento: Research Article Journal Plos One

Simulated climate change, but not predation risk, accelerates Aedes aegypti emergence in a microcosm experiment in western Amazonia.