MECANISMOS DE REGENERAÇÃO EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA

Voltar

MECANISMOS DE REGENERAÇÃO EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA

Pesquisa Realizada por: Gabriele Rosa da Silva

Ano: 2019

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Amazônia

O objetivo deste estudo é entender como o manejo da palmeira açaí (Euterpe oleracea Mart.) afeta os mecanismos de regeneração (chuva e banco de sementes) da floresta de várzea no estuário amazônico e quais são as implicações para a sustentabilidade desta atividade.

O estudo está sendo realizado na Área de Proteção Ambiental Ilha do Combu, Brasil, onde foram demarcadas 20 parcelas, contendo diferentes intensidades de manejo do açaí. Em cada parcela, todos os indivíduos lenhosos foram amostrados e identificados. A chuva e o banco de sementes estão sendo coletados bimensalmente, até completar um ano de acompanhamento. As sementes estão sendo identificadas, quantificadas, mensuradas e serão classificadas em grupos ecológicos associados à resiliência da floresta.

Entre produtos esperados estão: (1) a publicação de artigos científicos, preenchendo lacunas teóricas sobre o tema; (2) a apresentação dos achados em reuniões científicas, despertando o tema em outros pesquisadores; (3) a geração de informações para a regulamentação da exploração do açaí; (4) a minha formação como bióloga com treinamento em biologia da conservação e, (5) o fortalecimento do PPG em Biodiversidade e Evolução do Museu Goeldi, particularmente o grupo que investiga os impactos do açaí, tornando o tema constante na agenda de pesquisa da instituição.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Eu me chamo Gabriele Rosa da Silva, sou bióloga pela Universidade Federal Rural da Amazônia e especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior da Amazônia. Atualmente curso mestrado em Biodiversidade e Evolução. Desde a graduação venho tentando entender a relação homem-natureza, como é possível manter biodiversidade e manter pessoas dependentes da floresta. Finalmente, estou colocando em prática minhas curiosidades, neste caso, como o homem, por meio do manejo do açaí, pode afetar a regeneração da floresta.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Gabriele Rosa - Projeto de Pesquisa