EM DEFESA DO PATRIMÔNIO GENÉTICO – ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO DA MANGABEIRA EM SERGIPE

Voltar

EM DEFESA DO PATRIMÔNIO GENÉTICO – ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO DA MANGABEIRA EM SERGIPE

Pesquisa Realizada por: Thiago Roberto Soares Vieira

Ano: 2018

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Mata Atlântica

A mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) é considerada árvore símbolo do estado de Sergipe. Ela é encontrada no Bioma Mata Atlântica, em áreas de restinga, é um Produto Florestal Não Madeireiro (PFNM). O extrativismo dos seus frutos é a principal fonte de renda para inúmeras famílias sergipanas. Por isso, a conservação da Mangabeira é extremamente importante.

O extrativismo dos PFNM, desde que realizada de forma sustentável, é uma forma eficiente de se alcançar a conservação dos fragmentos florestais, além de assegurar os modos de vida tradicionais de comunidades rurais.

Por um lado, as populações humanas são beneficiadas pela atividade extrativista, por outro, são prejudicadas pela diminuição da disponibilidade dos PFNM. Há uma tendência na redução nos estoques desses produtos, devido à exploração excessiva. Além disso, a ação antrópica muitas vezes degradante, causa fragmentação dos hábitats que pode provocar a perda da diversidade genética e a extinção das populações arbóreas.

Dessa forma os objetivos desse trabalho são: 1) avaliar a diversidade genética em mangabeiras nativas e plantadas; 2) avaliar a estimativa de produção de frutos entre mangabeiras nativas e plantadas; 3) realizar uma caracterização morfo-fisiológicas dos frutos. Assim, será possível estimar a quantidade de árvores disponíveis e auxiliar na conservação da Mangabeira. Com o apoio do Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro, foi possível fazer as visitas de campo para este projeto.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Graduação em Engenharia Florestal e mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2009 e 2012, respectivamente) e formação técnica militar em Topografia pela Escola de Instrução Especializada do Exército Brasileiro (2005). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – UFS. Possui experiência em Gestão de Áreas Protegidas, Ecoturismo, Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas, com ênfase em Recuperação de Vegetação Ciliar.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Thiago Roberto Soares Vieira - Projeto de Pesquisa