ENTRE PEIXES E BALEIAS: RESILIÊNCIA E RELAÇÕES ETNOECOLÓGICAS DOS PESCADORES DE PEQUENA E MÉDIA ESCALA DENTRO DA APA DA BALEIA FRANCA

Voltar

ENTRE PEIXES E BALEIAS: RESILIÊNCIA E RELAÇÕES ETNOECOLÓGICAS DOS PESCADORES DE PEQUENA E MÉDIA ESCALA DENTRO DA APA DA BALEIA FRANCA

Pesquisa Realizada por: Patrícia Falcão Bueno

Ano: 2021

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Marinho Costeiro


Nível Acadêmico: Doutorado

A costa do litoral sul do Brasil é uma das regiões com maior potencial pesqueiro no território brasileiro. Essa região também é conhecida por ser uma das mais importantes áreas de reprodução e amamentação da baleia-franca-austral, Eubalaena australis. Devido a sua grande importância econômica e cultural, os ecossistemas marinhos e costeiros sofrem impactos negativos que são causados pelas ações humanas. Essas atividades podem diminuir a resiliência, ou seja, diminuir a capacidade que estes ecossistemas têm de se recuperar dessas ações antrópicas negativas, aumentando os conflitos entre o homem e a natureza. No litoral centro sul do estado de Santa Catarina (SC) encontra-se a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, uma unidade de conservação de uso sustentável, criada para proteger uma importante área de reprodução e amamentação da baleia-franca-austral no Atlântico Sul. Nesta região, existem registros de interações negativas entre a pesca e a baleia-franca-austral. As interações acontecem através do emalhe acidental, no qual uma baleia ou seu filhote ficam presos em redes de pesca.  

Este estudo será realizado nas três cidades da Área de Proteção Ambiental que mais concentram avistagens da baleia-franca-austral: Garopaba, Imbituba e Laguna. Para isso, serão entrevistados os pescadores artesanais que pescam ao longo das enseadas dessas três cidades.  

Em vista dos poucos estudos desenvolvidos nessa área e, para entender como o crescimento populacional da baleia-franca-austral pode interagir com o aumento do esforço da frota pesqueira de pequena e média escala, é importante que se realizem trabalhos que estudem as relações entre pescadores e baleias, para entender se existe sobreposição das áreas de pesca com as áreas de ocorrência da baleia-franca-austral. 

Obter essas informações é importante para ajudar no desenvolvimento de uma pesca sustentável, bem como na conservação da baleia-franca-austral.  

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Patrícia Falcão Bueno sou formada em Ciências Biológicas (LP) pela PUC- RS, sou especialista em Gestão Ambiental também pela PUC-RS. Sou mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UESC-BA e atualmente sou doutoranda no programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente também pela UESC-BA.
Desde formada atuo na área marinha, já trabalhei com cetáceos, tartarugas marinhas e pescadores na área da consultoria ambiental. Venho desenvolvendo minhas pesquisas na área da pesca artesanal desde o mestrado, com foco na resiliência e conflitos socioambientais.

Vídeos

Fotos