ESTIMATIVA DA VARIABILIDADE GENÉTICA E AVALIAÇÃO DO SISTEMA REPRODUTIVO DE COPAIFERA MULTIJUGA HAYNE EM POPULAÇÕES NATURAIS NA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Voltar

ESTIMATIVA DA VARIABILIDADE GENÉTICA E AVALIAÇÃO DO SISTEMA REPRODUTIVO DE COPAIFERA MULTIJUGA HAYNE EM POPULAÇÕES NATURAIS NA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Pesquisa Realizada por: Rayssa Gomes Vasconcelos

Ano: 2021

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Amazônia


Nível Acadêmico: Doutorado

A copaíba (Copaifera multijuga Hayne) é uma espécie amazônica com elevado valor socioambiental e econômico na região Norte do Brasil, em virtude do óleo produzido pela espécie. Anteriormente, o óleo de copaíba era obtido por meio da derrubada ou por cortes profundos no tronco da árvore, que ocasionava a morte ou as inutilizava para coletas futuras. Com o passar dos anos as técnicas de extração foram sendo adaptadas para reduzir os danos e garantir a sobrevivência das árvores. Contudo, com a redução das populações naturais, resultante da exploração predatória praticada no passado, a produção de óleo também vem diminuindo anualmente.

Além disso, nem todas as árvores de copaíba produzem óleo em quantidade suficiente para viabilizar a extração, e as causas dessa variação na produção entre as árvores ainda não foi esclarecida. Foi levantada então, a hipótese de que este comportamento está relacionado a questões de natureza genética. Entretanto, são incipientes os estudos voltados para a identificação de diferenças genéticas entre esses dois grupos de árvores.

Nesse contexto, o objetivo central deste estudo é estimar a variabilidade genética e caracterizar o sistema reprodutivo de C. multijuga em populações naturais, localizadas em quatro municípios amazonenses (Manaus, Iranduba, Maués, Novo Aripuanã), utilizando marcadores moleculares microssatélites. Para tal, serão realizadas amostragens de folhas e lenho (câmbio) de árvores produtivas e não produtivas de óleo, em cada população, para a extração, amplificação e genotipagem de DNA.

Os resultados a serem obtidos neste estudo, acerca do sistema reprodutivo e da diferenciação genética existente entre as árvores de copaíba produtivas e não produtivas, podem nos ajudar a compreender o porquê algumas árvores produzem óleo e outras não. E ainda, serão úteis da investigação dos possíveis impactos da atividade extrativista nas populações naturais, que são fundamentais para o planejamento de estratégias de conservação adequadas para a espécie.

Currículo Lattes

Biografia:

Natural de Maués-AM, é Engenheira Florestal formada na Universidade Federal do Amazonas. É Mestra em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), onde atualmente é discente do curso de Doutorado. Tem experiência na área de Silvicultura Tropical, com ênfase em pesquisas pautadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para propagação de espécies amazônicas e obtenção de mudas com qualidade superior, abrangendo os temas: fertilidade do solo e nutrição de plantas, fitotecnia, propagação vegetativa, e atualmente, genética e biologia molecular. É integrante dos Grupos de Pesquisa “Silvicultura de Espécies Florestais Amazônicas/INPA) e “Biotecnologia, Bioeconomia e Desenvolvimento da Região Amazônica/SUFRAMA”.

Vídeos

Fotos