ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE PAPAGAIOS DO GÊNERO AMAZONA PARA A CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE

Voltar

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE PAPAGAIOS DO GÊNERO AMAZONA PARA A CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE

Pesquisa Realizada por: Gabriela de Araújo Porto Ramos

Ano: 2020

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Mata Atlântica

O objetivo desta proposta é avaliar os efeitos do temperamento e de treinamentos comportamentais pré-soltura no comportamento de indivíduos de quatro espécies de papagaios do gênero Amazona (A. rhodocorytha, A. vinacea, A. aestiva e A. amazonica) em processo de reabilitação para reintrodução, visando aprimorar as práticas de manejo e maximizar o sucesso das aves pós-soltura em áreas de Mata Atlântica.

Além disso, investigaremos os potenciais conflitos com os moradores de populações locais no entorno da área de soltura e como eles compreendem e se relacionam com a fauna local, a fim de identificar possíveis fatores de risco às iniciativas de conservação.

A coleta de dados será realizada em quatro etapas: (1) Avaliação do temperamento: dois testes de temperamento serão aplicados a fim de identificar as diferenças individuais de cada papagaio; (2) Treinamentos comportamentais pré-soltura: serão realizadas seções de treinamentos com todos os animais para eles se adaptarem a situações que encontrarão em vida livre; (3) Soltura e acompanhamento pós-soltura: para avaliar a eficácia dos treinamentos em cativeiro, os papagaios da espécie A. vinacea serão reintroduzidos em sua área de ocorrência e acompanhados durante seis meses. (4) Entrevistas com moradores do entorno da área da soltura: elaboraremos um questionário estruturado a fim de identificar os potenciais usos reportados a aves silvestres no entorno da área de soltura que os papagaios serão reintroduzidos.

Esperamos que o presente projeto contribua para as iniciativas para o manejo e conservação dessas espécies no estado de Minas Gerais, fornecendo maior quantidade de informações sobre os desafios locais à conservação dos papagaios do gênero Amazona. A partir do conjunto de informações geradas pelo presente projeto, esperamos gerar contribuições efetivas à conservação, por meio de relatórios técnicos e manuais de boas práticas para manejo e conservação dos papagaios.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Bióloga, Mestre em Comportamento Animal e doutoranda em Biodiversidade. Atua principalmente na área de etologia aplicada e bem-estar de animais silvestres em ambiente cativo, com ênfase em psitacídeos. Suas principais linhas de pesquisa são: temperamento em animais e implicações das diferenças individuais.