FERTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CORAIS A PARTIR DE SÊMEN CONGELADO: POSSÍVEL ESTRATÉGIA PARA CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE ENDÊMICA MUSSISMILIA HARTTII.

Voltar

FERTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CORAIS A PARTIR DE SÊMEN CONGELADO: POSSÍVEL ESTRATÉGIA PARA CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE ENDÊMICA MUSSISMILIA HARTTII.

Pesquisa Realizada por: Hayla Paixão Vieira Viveiros

Ano: 2021

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Marinho Costeiro


Nível Acadêmico: Mestrado

Os recifes possuem um importante papel para a sociedade humana e para a saúde da biosfera. Estima-se que cerca de 500 milhões de pessoas possuem algum tipo de dependência dos recifes de coral no mundo. Os recifes de coral reciclam nutrientes, fornecem alimento, abrigo e são verdadeiros berçários para mais de 25% de todas as espécies marinhas conhecidas. 

Meu projeto de pesquisa é desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e visa a conservação desse ambiente tão importante, e que vem sofrendo impactos negativos, antrópicos e naturais, levando a perda da cobertura de corais. Desta forma é de suma importância que se pense em alternativas para sua conservação, principalmente quando se trata de uma espécie endêmica (que só existe aqui) e que possui tanta importância na construção dos recifes brasileiros. 

O Projeto ReefBank, ao qual eu faço parte vem trabalhando em parceria com o Projeto Coral Vivo utilizando os conhecimentos prévios sobre a biologia reprodutiva de corais para promover a reprodução in vitro (artificial) e o congelamento de gametas das espécies do gênero Mussismilia. Um protocolo para congelamento dos espermatozoides de Mussismilia harttii já foi estabelecido pelo nosso grupo, com resultados muito promissores de sobrevivência. 

Esperamos desenvolver um protocolo para Fertilização in vitro (FIV) utilizando o sêmen congelado do coral Mussismilia harttii. Desta forma, poderemos utilizar a tecnologia da reprodução assistida para propagar as populações ameaçadas de corais do gênero Mussismilia no Brasil, caso necessário.  

 

Currículo Lattes 

 

Biografia:

Meu nome é Hayla Paixão Vieira Viveiros, Bióloga de formação (UNIFAL, 2015), pós-graduada em Biologia Marinha e Oceanografia (FAMATH, 2017) e em Gestão Ambiental (Estácio de Sá, 2021). Atualmente sou aluna de mestrado do PPG Biologia Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o apoio do FUNBIO, desenvolvo minha pesquisa de mestrado intitulada “Fertilização e desenvolvimento de corais a partir de sêmen congelado: Possível estratégia para conservação da espécie endêmica Mussismilia harttii” em parceria com o Projeto ReefBank e o Projeto Coral Vivo.

Vídeos

Fotos