FOGO, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A CONSERVAÇÃO DE LAGARTOS NO CERRADO

Voltar

FOGO, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A CONSERVAÇÃO DE LAGARTOS NO CERRADO

Pesquisa Realizada por: Heitor Campos de Sousa

Ano: 2019

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Cerrado

As mudanças climáticas já afetam as populações humanas e a biodiversidade em todo o mundo; mudando as dinâmicas populacionais, os ciclos de vida, a genética e as distribuições geográficas das espécies. Da mesma forma, perturbações como o fogo são importantes fatores que influenciam a biodiversidade e as dimensões humanas.

No entanto, a evolução do fogo nos ecossistemas se confunde com o uso do fogo pelas populações humanas, sendo imprescindível incorporar as dimensões humanas nos estudos dos efeitos dos regimes de queima, contribuindo também para fornecer informações relevantes para a conservação da biodiversidade.

O Cerrado, a maior savana neotropical do mundo, é um dos ecossistemas mais ricos e ameaçados do planeta e evoluiu com o fator do fogo. Saber como estas alterações e fatores afetam os mecanismos e processos que afetam as taxas vitais dos organismos é essencial para se poder predizer os efeitos futuros sobre a biodiversidade e como mitigar e planejar manejos do fogo mais sustentáveis.

Desta forma, este projeto se propõe estudar os efeitos sinérgicos das mudanças climáticas e dos regimes de queima no Cerrado sobre a fauna de lagartos e as percepções dos atores sociais envolvidos quanto a esses aspectos.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Graduado em Ciências Biológicas (2013) e Mestre em Ecologia (2016), ambos pela Universidade de Brasília. Atualmente, doutorando em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Possui experiência com meio ambiente, desenvolvimento sustentável, inventários biológicos, estudos de ecologia e ecofisiologia, principalmente sobre a herpetofauna da Caatinga, do Cerrado e da transição Cerrado-Amazônia. Tem interesse em assuntos relacionados com desenvolvimento sustentável, ecologia e zoologia, com ênfase na ecologia do fogo, ecologia de populações, mudanças ambientais globais e conservação da biodiversidade.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Heitor Campos de Sousa - Projeto de Pesquisa