CONHECENDO DETALHES DO ESPERMATOZOIDE E DO ÓVULO DO CORAL MUSSISMILIA HARTTII PARA A CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE

Voltar

CONHECENDO DETALHES DO ESPERMATOZOIDE E DO ÓVULO DO CORAL MUSSISMILIA HARTTII PARA A CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE

Pesquisa Realizada por: Wanderson Valente dos Santos

Ano: 2019

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Marinho Costeiro

Nossa pesquisa tem como objetivo investigar os detalhes do espermatozoide e do óvulo do coral Mussismilia harttii. Assim, nós utilizamos a morfologia, que é o estudo da forma e da aparência externa da célula; e a análise de ultraestrutura, que mostra detalhes do interior da célula que não poderiam ser vistos num microscópio comum.

A fim de entender melhor os detalhes, utilizamos a microscopia eletrônica de varredura e de transmissão. O conhecimento desses detalhes nos ajudará a entender como ocorre a fecundação nessa espécie de coral, além de auxiliar estudos futuros de reprodução artificial e congelamento das células reprodutivas.

O coral Mussismilia harttii é um importante formador dos recifes brasileiros, porém está em perigo de extinção. Por isso, o apoio do Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro e a associação dos conhecimentos de biologia reprodutiva gerados por esse projeto são importantes para a conservação dessa espécie brasileira.

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Wanderson Valente dos Santos. Sou graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa e atualmente mestrando em Zootecnia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Encantado por organismos aquáticos e morfologia animal, a união dessas duas paixões me fez embarcar como pesquisador no Projeto ReefBank, que tem como objetivo aliar a pesquisa científica com a educação ambiental para conservação dos recifes de coral.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Wanderson Valente - Projeto de Pesquisa