GENÉTICA DE POPULAÇÕES APLICADA À CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES RARAS E AMEAÇADAS DE MYRTACEAE

Voltar

GENÉTICA DE POPULAÇÕES APLICADA À CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES RARAS E AMEAÇADAS DE MYRTACEAE

Pesquisa Realizada por: Ana Flávia Augustin

Ano: 2022

Bioma: Mata Atlântica


Nível Acadêmico: Doutorado

Myrceugenia basicordata F.C.S. Vieira, Molz & Sobral e Myrceugenia joinvillensis F.C.S. Vieira são duas espécies arbóreas da família Myrtaceae que vivem em áreas de floresta da Mata Atlântica, próximas a grandes zonas urbanas do estado de Santa Catarina. Atualmente, pouco se sabe sobre elas e apenas algumas poucas populações são conhecidas. Descobertas recentemente nos anos de 2019 e 2020, essas duas espécies são exemplos do quanto ainda temos por conhecer da nossa biodiversidade no que diz respeito ao seu potencial.

Dessa forma, este projeto tem como objetivo analisar a diversidade genética de populações dessas espécies e propor medidas efetivas de conservação para elas. Para isso, vamos usar marcadores moleculares para fazer a comparação do DNA e ainda, vamos tentar descobrir possíveis áreas em que essas espécies possam ocorrer através de modelos de distribuição de espécies e da bioinformática.

Conhecendo a dinâmica da diversidade genética dessas espécies, podemos ajudar na sua preservação de maneira direta e indireta: podemos ter uma ideia de como se comportarão em um futuro de mudanças climáticas, por exemplo. Além disso, órgãos competentes poderão utilizar destes dados como medidas para criação de novas áreas de proteção ambiental e ainda, auxiliar na preservação de outras espécies que vivem no mesmo espaço que elas, se considerarmos o ecossistema como um todo.

Biografia:

Bióloga (bacharel), formada pela Universidade da Região de Joinville (Univille) desde 2018, e mestre em Biologia de Fungos, Algas e Plantas pela UFSC desde 2021. Atualmente, é aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalha com sistemática de plantas vasculares, especialmente com espécies da família botânica Myrtaceae. O projeto de pesquisa busca entender a diversidade genética de duas espécies de Myrtaceae que ocorrem em Santa Catarina e que estão, sob vários aspectos, ameaçadas de extinção.