HIBRIDIZAÇÃO EM PEIXES-BOI (Trichechus spp) NA AMAZÔNIA

Voltar

HIBRIDIZAÇÃO EM PEIXES-BOI (Trichechus spp) NA AMAZÔNIA

Pesquisa Realizada por: Sávia Moreira da Silva

Ano: 2021

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Amazônia


Nível Acadêmico: Doutorado

O trabalho será realizado com o peixe-boi marinho (Trichechus manatus) e o peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis), que apesar de ocorrem em ambientes diferentes, coexistem na região da foz do Amazonas. Esta área de simpatria entre as espécies, permite a ocorrência de exemplares híbridos reconhecidos na costa do Amapá e Guianas, que fazem parte de uma zona hibrida, ainda pouco compreendida.. 

Este estudo será realizado com exemplares coletados ao longo do curso do médio e baixo Amazonas, no Pará e na costa do Amapá utilizando dados genômicos por NGS, e de loci microssatélites para reconhecer a extensão e características desta zona híbrida.  Desta forma, contribuiremos para um conhecimento mais profundo sobre o processo de hibridização e sobre a evolução de Trichechus, além de indicar ações para os planos de conservação das espécies envolvidas e auxiliar no delineamento das ações a serem adotadas com os exemplares de peixes-boi híbridos. 

 Currículo Lattes

 

Biografia:

Meu nome é Sávia Moreira da Silva, sou graduada em Ciências Biológicas, mestra e doutoranda em Biologia Ambiental, pela Universidade Federal do Pará. Sou membro do Biologia e Conservação de Mamíferos Aquáticos da Amazônia (BioMA) e da Rede de Pesquisas e Conservação de Sirênios no Estuário Amazônico (SEA) colaborando com os estudos genéticos de Mamíferos Aquáticos.

Desde o ano de 2010 trabalho com genética de mamíferos aquáticos, iniciando com a análise sobre a estrutura populacional do boto-cinza (Sotalia guianensis), e posteriormente investigando parentesco em populações naturais de peixe-boi marinho (Trichechus manatus). Durante o doutorado, busco analisar a hibridização entre as duas espécies de peixe-boi que ocorrem no Brasil: o peixe-boi marinho (Trichechus manatus) e o peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis). Este projeto vem sendo desenvolvido no Laboratório de Genética e Conservação do IECOS/UFPA com parceria da Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá-IDSM e da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos- Aquasis.

Vídeos

Fotos