INFLUÊNCIA DE ESTRESSES AMBIENTAIS NA ESTRUTURA POPULACIONAL E NAS ESTRATÉGIAS REPRODUTIVAS DE UMA ESPÉCIE DE PALMEIRA

Voltar

INFLUÊNCIA DE ESTRESSES AMBIENTAIS NA ESTRUTURA POPULACIONAL E NAS ESTRATÉGIAS REPRODUTIVAS DE UMA ESPÉCIE DE PALMEIRA

Pesquisa Realizada por: Guilherme Gama de Oliveira

Ano: 2022

Bioma: Mata Atlântica


Nível Acadêmico: Mestrado

O palmito Juçara (Euterpe edulis) é uma palmeira nativa da Mata Atlântica com enorme valor ecológico, pois seus frutos alimentam diversas espécies de aves e mamíferos. Porém, a superexploração do seu palmito fez a espécie ser classificada como vulnerável a extinção.

Atualmente, as populações da Juçara estão principalmente em Unidades de Conservação como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), Parque Nacional de Itatiaia (PNI), Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (PARNARJ) e Reserva Biológica de Poço das Antas (REBIO Poço das Antas), locais onde o estudo está sendo desenvolvido.

No PARNARJ e na REBIO Poço das Antas, há palmeiras reproduzindo clonalmente, o que é muito raro para a espécie. Já no PARNASO e no PNI, há apenas indivíduos reproduzindo sexuadamente. O objetivo da pesquisa, portanto, é entender os motivos por trás dessa mudança de estratégia reprodutiva, como a espécie responde a diferentes condições ambientais e os impactos destas respostas a nível populacional.

Desta forma, será possível desenvolver estratégias de conservação para populações vulneráveis. A identificação de estratégias reprodutivas alternativas em ambientes limitantes é um dos pontos de partida para estudos visando a redução do risco de extinção local. Além disso, a determinação de gatilhos potencializadores de diferentes vias reprodutivas permite aumentar a eficiência de cultivos vegetais.

Biografia:

Guilherme Gama é Bacharel em Ciências Ambientais formado pela UNIRIO e atualmente é mestrando em Ecologia pela UFRJ. Possui interesse pelas áreas de Ecologia Vegetal, Demografia, Conservação e Educação Ambiental. Na graduação, dividiu seus estudos entre a Ecologia e formas de tornar a educação menos bancária e mais libertadora. No mestrado, focou seus estudos na compreensão dos efeitos dos estresses ambientais na reprodução e na demografia do palmito Juçara.

Vídeos