INFLUÊNCIA DO REPRESAMENTO DO RIO UATUMÃ NA ALIMENTAÇÃO DE PEIXES PREDADORES

Voltar

INFLUÊNCIA DO REPRESAMENTO DO RIO UATUMÃ NA ALIMENTAÇÃO DE PEIXES PREDADORES

Pesquisa Realizada por: Jamerson Aguiar Santos

Ano: 2019

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Amazônia

Está planejada para a bacia amazônica uma série de projetos para a construção de usinas hidrelétricas. Logo depois, as barragens causarão distúrbios profundos em todo o ambiente amazônico. Portanto, é importante documentar a influência do represamento ocorridas em peixes predadores nos rios represados ​​na Amazônia.

Os objetivos deste projeto são 1) determinar o impacto de usinas hidrelétricas em espécies predadoras de peixes; 2) identificar o padrão de alimentação de peixes predadores em um rio que foi represado; 3) relacionar mudanças na composição das presas de peixes predadores com mudanças na disponibilidade de presas no ambiente; 4) determinar mudanças nas fontes de energia autotróficas que sustentam as cadeias alimentares de peixes predadores; e 5) analisar mudanças no nicho trófico de peixes predadores devido ao represamento do rio Uatumã.

Dessa forma, pretendemos gerar informações sobre a ecologia trófica de peixes predadores na Amazônia para auxiliar no gerenciamento e desenvolvimento sustentável da pesca de peixes predadores na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uatumã na Amazônia. Com o apoio do programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro, a pesquisa de campo será possível.

Além disso, produzir informações que possam ser usadas como referência para mitigar os impactos causados ​​pela influência do represamento dos rios na ecologia de peixes predadores.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Jamerson Aguiar. Sou maranhense e oceanógrafo pela Universidade Federal do Maranhão. A ictiologia, a imensidão da floresta Amazônica e os mistérios dos oceanos me fascina. Trabalho com ecologia de peixes de água doce. Sou Mestre em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Jamerson Aguiar - Projeto de Pesquisa