PROJETANDO O FUTURO: VULNERABILIDADE DE LAGARTOS AMAZÔNICOS ÀS MUDANÇAS NO AMBIENTE

Voltar

PROJETANDO O FUTURO: VULNERABILIDADE DE LAGARTOS AMAZÔNICOS ÀS MUDANÇAS NO AMBIENTE

Pesquisa Realizada por: Lidia Farias Martins

Ano: 2018

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Amazônia

Nos últimos tempos ouvimos falar bastante sobre as mudanças climáticas que vêm se intensificando pela ação do homem. Os pesquisadores estimam que a região tropical, como por exemplo o bioma Amazônia, será a primeira a sentir os reflexos dessas alterações. Assim como organismos com hábito de vida ectotérmico, que são mais dependentes de variáveis como temperatura.

Mesmo que a Amazônia seja globalmente conhecida por suas vastas florestas, parte do bioma é composto por áreas não-florestais. Essas regiões estão expandindo nas últimas décadas com aumento do desmatamento e das mudanças do clima, principalmente ao sul e sudeste do bioma, se conectando com o chamado arco do desmatamento – transição entre Amazônia e Cerrado no Brasil.

Por serem áreas com características específicas, abrigam espécies restritas a esses habitats que não ocorrem em florestas próximas. Esse é o caso dos lagartos do grupo Cnemidophoruslemniscatus. Nesse projeto utilizamos dados ecológicos e genéticos para avaliar como esse grupo de lagartos amazônico está respondendo às mudanças do clima.

Com isso, conseguimos identificar, se as populações estão se adaptando às novas características do ambiente, qual o risco delas se extinguirem ou se esses lagartos estão se dispersando em direção às áreas mais afetadas pelo desmatamento.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Lidia Martins. Trabalho com ecologia e evolução de vertebrados, principalmente répteis, e busco entender como as variáveis do ambiente e do clima influenciam na manutenção e dinâmica das populações naturais. Sou bacharel em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutoranda em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em Manaus, Amazonas.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Lídia Martins - Projeto de Pesquisa