INTERCEPTAÇÃO E COLETA DE LIXO FLUTUANTE NO CONTEXTO DE SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA: ESTUDO DE CASO DA ENSEADA DE BOM JESUS/RIO DE JANEIRO-RJ

Voltar

INTERCEPTAÇÃO E COLETA DE LIXO FLUTUANTE NO CONTEXTO DE SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA: ESTUDO DE CASO DA ENSEADA DE BOM JESUS/RIO DE JANEIRO-RJ

Pesquisa Realizada por: Diego Luiz Fonseca

Ano: 2021

Linha: Recuperação de paisagens e áreas degradadas

Bioma: Marinho Costeiro


Nível Acadêmico: Doutorado

O Rio de Janeiro é mundialmente conhecido por sua beleza natural. Contudo, estima-se que a Baía de Guanabara receba mais de 90 toneladas de lixo por dia, limitando o desenvolvimento costeiro para atividades de lazer, atrapalhando a navegação, pesca e tráfego aéreo, além de interferir no crescimento e saúde de manguezais e afetar a vida marinha.

As operações de interceptação de lixo flutuante atuais concentram-se na colocação de barreiras flutuantes em diversos rios afluentes. São projetos extremamente onerosos, desprovidos de integração com as comunidades, enviam o lixo para aterros e não são efetivos em evitar que o lixo alcance os ecossistemas costeiros.

Neste sentido, este projeto de pesquisa se insere em um projeto maior, denominado Orla sem Lixo, que objetiva planejar, implementar, testar e monitorar soluções integradas e dentro dos princípios de soluções baseadas na natureza para gerenciamento do lixo flutuante em áreas costeiras, estruturando-se em diversas frentes, que vão desde a engenharia da interceptação até a destinação adequada do lixo coletado.

Esta pesquisa visa a desenvolver o eixo sobre Engenharia da Interceptação e coleta do lixo flutuante, projetando soluções de engenharia que sejam de fácil operação, baixo custo, adaptadas e capazes de integrar as forças da natureza em seu projeto. Unindo métodos de modelagem numérica, amostragens de campo e múltiplos interlocutores, o projeto busca elaborar um roteiro metodológico robusto para instalação de barreiras flutuantes em ambientes costeiros, tendo como área piloto a Enseada de Bom Jesus, na Baía de Guanabara/RJ.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Doutorando em Engª Costeira na UFRJ, engenheiro ambiental e sanitarista (INPT/França, 2013, e UFRJ, 2014) com mestrado em Engª Química(UFRJ, 2016)na área de controle da poluição das águas. Professor da Escola Politécnica da UFRJ entre 2016-2018 e integrante de inúmeros projetos técnicos na área de saneamento, bem como trajetória na iniciativa privada e terceiro setor. Estou inserido em projeto para um novo modelo de gerenciamento do lixo flutuante, e com apoio do FUNBIO e parceiros, desenvolvo pesquisa relacionada à amostragem do lixo flutuante, modelagem numérica e proposta de arranjo de barreiras para sua interceptação e coleta em áreas costeiras.

Vídeos

Fotos