MANEJO DE ILHAS DE MATA EM COMUNIDADES INDÍGENAS NAS SAVANAS DE RORAIMA

Voltar

MANEJO DE ILHAS DE MATA EM COMUNIDADES INDÍGENAS NAS SAVANAS DE RORAIMA

Pesquisa Realizada por: Rachel Camargo de Pinho

Ano: 2019

Linha: Gestão territorial para a proteção da biodiversidade

Bioma: Amazônia

Das 32 terras indígenas de Roraima, 29 localizam-se na região de savana (localmente conhecidas como “lavrado”), onde vivem os povos das etnias Macuxi, Wapichana, Taurepang e Ingarikó. Em meio à vegetação rasteira da savana, existem áreas de vegetação florestal, sendo a maior parte em forma de “ilhas de mata”, essenciais aos povos da região para o plantio de roças, e também para a caça e retirada de madeira, palha, plantas medicinais, artesanato, etc.

Entretanto, nem todas as terras indígenas na savana de Roraima foram demarcadas com a inclusão de áreas de mata suficientes para atender as comunidades, principalmente as demandas futuras em um cenário de rápido crescimento populacional. Como consequência do aumento da frequência de uso das ilhas de mata, algumas comunidades relatam a diminuição do tempo de pousio das roças e da disponibilidade de recursos.

Essa pesquisa trará informações sobre a dinâmica da fertilidade do solo em roças tradicionais, bem como o mapeamento e sistematização de informações relativas ao uso, potenciais e pressões das ilhas de mata em quatro comunidades indígenas, visando apoiar a gestão comunitária dessas áreas, contribuindo para a continuidade de seu uso sustentável frente à novas pressões ambientais, sociais e econômicas.

 

 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou engenheira florestal (UFV) com mestrado em Ciências de Florestas Tropicais (INPA). Desde 2006 atuo em atividades de pesquisa e extensão em agroecologia com povos indígenas da região do lavrado (savanas) de Roraima. Sou professora do curso de Gestão Territorial Indígena/UFRR, e doutoranda em Recursos Naturais/UFRR. Minha pesquisa de doutorado tem como um dos principais objetivos a geração de informações que auxiliem a gestão comunitária das ilhas de mata indígenas, visando a autonomia e a sustentabilidade do manejo tradicional.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Rachel Pinho - Projeto de Pesquisa