MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS AMAZÔNICOS

Voltar

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS AMAZÔNICOS

Pesquisa Realizada por: Beatriz de Oliveira Tristão

Ano: 2021

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Amazônia


Nível Acadêmico: Mestrado

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, e abriga milhares de espécies que beneficiam a cultura dos povos que vivem em seus arredores, bem como a vida de milhares de pessoas muito além de suas fronteiras. Por isso, conservar a floresta é prioritário para a manutenção da vida das espécies que ali vivem e também para o bem-estar de toda a população humana.  No entanto, as mudanças climáticas globais em curso podem impactar a diversidade e a distribuição dessas espécies e afetar diretamente a vida dos povos que se beneficiam da floresta.  

Com isso, o objetivo dessa pesquisa é entender se o aumento das emissões de gás carbônico (grande responsável pela mudança do clima no planeta) em diferentes quantidades pode impactar de alguma forma espécies de plantas de uso alimentar, medicinal e matéria-prima na região da Amazônia Central. 

Utilizando modelos computacionais que nos permitem visualizar características da floresta a longo prazo, vamos estudar cenários otimistas e pessimistas de emissão de gás carbônico e esperamos que os resultados nos indiquem o quanto devemos reduzir nossas emissões para que as espécies foco continuem existindo na região. Planos de conservação da biodiversidade devem considerar as populações humanas que dependem diretamente da floresta e que desenvolveram sua cultura a partir de uma relação muito próxima à floresta. 

Essa pesquisa pode ajudar a conservar a biodiversidade por enfatizar como a preservação de espécies se relaciona com aspectos econômicos, culturais e sociais das populações humanas. 

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Beatriz de Oliveira Tristão, sou aluna de mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Durante a graduação, trabalhei com projetos na área de Controle Biológico. Conectada à natureza desde pequena, decidi cedo ser Bióloga para ajudar um pouco nosso planeta em crise.
Hoje, desenvolvo um projeto que busca entender possíveis impactos dos aumentos de gás carbônico sobre espécies com registro de uso por populações amazônicas.

Vídeos

Fotos