O IMPACTO DE PESTICIDAS EM ABELHAS BRASILEIRAS

Voltar

O IMPACTO DE PESTICIDAS EM ABELHAS BRASILEIRAS

Pesquisa Realizada por: Lívia Maria Negrini Ferreira

Ano: 2019

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Mata Atlântica

As abelhas brasileiras são insetos que se alimentam de néctar e pólen coletados em plantas. Muitas vezes, ao coletar esses recursos, as abelhas contribuem para a reprodução das plantas por meio da polinização.

Nos cultivos em que há o uso de pesticidas pode ocorrer a contaminação das abelhas que visitam esses cultivos. Os efeitos dessa contaminação são bem conhecidos para as abelhas melíferas (Apis mellifera), que são exóticas do Brasil. No entanto, ainda sabemos pouco sobre os impactos dos pesticidas em abelhas brasileiras sem ferrão, que são importantes para a reprodução das plantas do nosso país.

Por isso, nesse projeto irei investigar os efeitos de dois dos dez pesticidas mais vendidos no Brasil em uma espécie de abelha sem ferrão nativa do Brasil (Plebeia lucii). Eu quero entender como esses pesticidas podem afetar o comportamento de busca por alimento dessas abelhas e o impacto da contaminação na sobrevivência das colônias. O apoio do Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro é fundamental para os estudos de campo desse projeto.

Dessa forma, simularei em casas de vegetação e em laboratório as condições em que colônias inteiras são expostas aos pesticidas na natureza. Conhecendo os riscos dos pesticidas a essas abelhas nós podemos direcionar estratégias de conservação desses insetos e das plantas polinizadas por eles.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Lívia Maria Negrini Ferreira. Sou bióloga e sempre gostei de plantas e animais. Na faculdade tive interesse em estudar interações entre plantas e animais, por isso comecei a pesquisar sobre polinização. Desde então, me dedico a estudar as abelhas e suas interações com plantas. Atualmente faço mestrado em Ecologia na Universidade Federal de Viçosa – UFV, onde comecei a estudar como os pesticidas podem afetar as abelhas e suas interações com as plantas.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Livia Maria Negrini Ferreira - Projeto de Pesquisa