O PAPEL DE PLANTAS EXÓTICAS EM SISTEMAS SOCIOECOLÓGICOS DA CAATINGA

Voltar

O PAPEL DE PLANTAS EXÓTICAS EM SISTEMAS SOCIOECOLÓGICOS DA CAATINGA

Pesquisa Realizada por: José Vagner Rebouças

Ano: 2021

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Caatinga


Nível Acadêmico: Doutorado

A introdução de espécies exóticas em ecossistemas naturais é um dos principais fatores que ameaçam a biodiversidade e que causam custos elevados socioambientais. As espécies introduzidas podem aumentar sua área de distribuição e causar extinção de espécies nativas, além de alterar o funcionamento dos ecossistemas.  

Tal fenômeno é conhecido como invasão biológica e causa elevados custos globais para conservação da biodiversidade. Diante desse cenário, o presente projeto irá examinar o efeito da invasão biológica na montagem de comunidades vegetais e suas possíveis consequências para a restauração ecológica da Caatinga, indicando os principais impactos da invasão sobre o funcionamento ecossistêmico.  

Além disso, será elaborado um Índice de Suscetibilidade à Invasão por Espécies Exóticas e potencialmente invasoras baseado em aspectos socioeconômicos e ecológicos, que resultará no desenvolvimento de mapas que indicarão áreas prioritárias para o manejo de invasões biológicas na Caatinga. Portanto, esta pesquisa contribuirá para a conservação da biodiversidade por meio do fornecimento de informações potencialmente aplicadas à tomada de decisões socioambientais. 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Vagner Rebouças, sou licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente estou cursando o doutorado no Programa de Pós-graduação em Biologia vegetal da Universidade Federal de Pernambuco. Ao longo da carreira acadêmica como Biólogo, desenvolvi pesquisas sobre os impactos socioambientais e ameaças à conservação da biodiversidade causadas por espécies exóticas e invasoras na Caatinga. Além disso, participei do projeto “Combate à unha-do-cão: boas práticas na cadeia da Carnaúba” em parceria com diversas universidades brasileiras, ONG´s (Associação Caatinga) e instituições internacionais, como o Centre for Agriculture and Bioscience International (CABI). O projeto teve como foco o controle da espécie Cryptostegia madagascariensis Bojer (conhecida popularmente como unha do cão), uma planta invasora que causa danos sérios à biodiversidade da Caatinga. Com apoio do FUNBIO e do Instituto Humanize, desenvolvo um projeto de pesquisa cujo o objetivo é avaliar o papel ecológico das espécies exóticas na regeneração da Caatinga e seu grau de associação às modificações humanas na paisagem.

Vídeos

Fotos