O PAPEL DOS REPRESAMENTOS PARA A HIBRIDIZAÇÃO DE POPULAÇÕES NATIVAS E INVASORAS DE TUCUNARÉS (CICHLA SCHNEIDER, 1801, CICHLIDAE)

Voltar

O PAPEL DOS REPRESAMENTOS PARA A HIBRIDIZAÇÃO DE POPULAÇÕES NATIVAS E INVASORAS DE TUCUNARÉS (CICHLA SCHNEIDER, 1801, CICHLIDAE)

Pesquisa Realizada por: Felipe de Souza Cruz Nóbrega

Ano: 2022

Bioma: Mata Atlântica


Nível Acadêmico: Doutorado

O cruzamento entre diferentes espécies ou linhagens (hibridização) pode ter implicações na conservação e manejo. Atividades humanas como introduções de espécies e mudanças ambientais têm causado um aumento nas taxas de reprodução entre populações que normalmente não cruzariam em condições naturais, o que recebe o nome de hibridização antropogênica. A hibridização antropogênica é tida como um processo negativo para a biodiversidade, já que pode causar extinções e agravar os impactos de espécies invasoras.

Os tucunarés são peixes de água doce nativos da região Norte, amplamente introduzidos no Brasil e no mundo para serem utilizados na pesca esportiva. Frequentemente encontramos mais de uma espécie de tucunaré introduzidas no mesmo sistema, já que cada uma possui padrões de coloração e características de pesca particulares que são valorizadas por pescadores e aquaristas, criando muitas oportunidades de hibridização. Dessa forma, o objeto do estudo é a hibridização entre espécies e linhagens de tucunarés em seu ambiente nativo na região Norte, e em reservatórios onde essas espécies foram introduzidas na região Sudeste. Os peixes serão analisados genética, morfométrica (medidas) e fenotipicamente (padrões de coloração). Com isso, é esperado entender melhor as causas e consequências da hibridização entre espécies de tucunarés, auxiliando no manejo e monitoramento de suas populações.

Biografia:

Meu nome é Felipe Nóbrega, possuo Bacharel em Ciências Ambientais e Mestrado em Ciências Biológicas (Biodiversidade Neotropical) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atualmente Felipe é aluno de Doutorado em Ciências Biológicas com ênfase em Biodiversidade Neotropical (PPGBIO-UNIRIO) e membro do Laboratório de Biodiversidade e Evolução Molecular (UNIRIO). Em seu projeto, estuda a hibridização entre espécies e linhagens de tucunarés em ambientes nativos e não-nativos.

Vídeos