O SILÊNCIO DOS INOCENTES – PERCEPÇÃO DOS HABITANTES DA ILHA GRANDE EM RELAÇÃO À FEBRE AMARELA E AOS BUGIOS

Voltar

O SILÊNCIO DOS INOCENTES – PERCEPÇÃO DOS HABITANTES DA ILHA GRANDE EM RELAÇÃO À FEBRE AMARELA E AOS BUGIOS

Pesquisa Realizada por: Marianne da Silva Bello

Ano: 2019

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Mata Atlântica

Em 2016 a febre amarela expandiu-se para a Mata Atlântica ocasionando a morte de milhares de macacos, seja diretamente pela doença ou pela violência humana. A Ilha Grande é uma área remanescente de Mata Atlântica, bioma altamente ameaçado, sendo o objetivo deste projeto realizar uma estimativa de tamanho populacional dos macacos da Ilha Grande, ocorrendo duas espécies nativas, bugio (Alouatta guariba clamitans) e macaco-prego (Sapajus nigritus) e duas exóticas de saguis (Callithrix jacchus e C. penicillata).

Para isso realizamos entrevistas com moradores da Ilha Grande e percorremos as trilhas em horários de maior atividade dos macacos (6h a 18h), sempre que algum indivíduo foi avistado, anotamos a espécie, gênero, quantidade, clima e distância da trilha.

Um ano após o início do projeto foi possível localizar os grupos sobreviventes de bugios e elucidar, para entrevistados, informações sobre o ciclo da febre amarela, assim como a importância da notificação de animais doentes ou mortos.

Para tomar medidas de conservação é preciso conhecer o tamanho da população naquela localidade, portanto esse projeto é o ponto de partida para qualquer estudo que envolva os macacos da Ilha Grande, especialmente os bugios que são ameaçados de extinção.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Marianne Bello, sou bióloga e defendo uma visão crítica e integrada do meio ambiente. Tenho interesse pelas áreas de Primatologia, Ecologia, Conservação e Educação ambiental. Acredito na educação como ferramenta para transformação da sociedade. Bacharela em Ciências Biológicas com ênfase em meio ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestranda no programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ. Voluntária no Pré-Vestibular Social Edu Leocádio nos cargos de professora de biologia e coordenadora geral.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Marianne Bello - Projeto de Pesquisa