PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO E ENDEMISMO DE TRICHOGENES CLAVIGER (SILURIFORMES, TRICHOMYCTERIDAE, TRICHOGENINAE), ESPÉCIE CRITICAMENTE AMEAÇADA DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL

Voltar

PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO E ENDEMISMO DE TRICHOGENES CLAVIGER (SILURIFORMES, TRICHOMYCTERIDAE, TRICHOGENINAE), ESPÉCIE CRITICAMENTE AMEAÇADA DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL

Pesquisa Realizada por: Juliana Paulo da Silva

Ano: 2021

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Mata Atlântica


Nível Acadêmico: Mestrado

O meu projeto consiste em pesquisar a espécie Trichogenes claviger Pinna, Helmer, Britski & Nunes, 2010, um bagrinho que vive isolado em riachos de cabeceira na região de Vargem Alta e Castelo, sul do Estado do Espírito Santo.

Em minha dissertação, irei buscar novas populações por meio do uso da técnica de DNA ambiental, que usa os vestígios deixados pelos peixes, como fezes e escamas, para detectar a presença ou não dá espécie através do DNA presente na água.

O uso dessa metodologia se destaca pela originalidade e a importância para a conservação de uma espécie que se encontra classificada como CR (Criticamente em Perigo) pela Portaria do Ministério do Meio Ambiente n° 445/2014, e está inserida no Plano de Ação Nacional para a Conservação de Espécies de Peixes e Eglas Ameaçados de Extinção da Mata Atlântica -PAN Peixes e Eglas da Mata Atlântica, sob a coordenação do Centro Nacional de Pesquisa da Biodiversidade Aquática Continental – ICMBio/CEPTA.

Com o uso dessa nova tecnologia, objetivamos realizar monitoramentos e levantamentos faunísticos, para conseguirmos determinar o estado de conservação dos ambientes, bem como a real distribuição da espécie T. claviger e assim propor medidas de conservação mais efetivas que garantam a preservação dessa espécie.

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Juliana Paulo da Silva, sou natural do estado do Espírito Santo.
Sou graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharel), na Escola Superior São Francisco de Assis- ESFA, onde trabalhei com levantamento de ictiofauna. Atualmente sou aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, desenvolvendo pesquisas voltada para a detecção de espécies através da técnica do DNA ambiental. Atuo na conservação de peixes de riacho na Mata Atlântica; espécies ameaçadas e curadoria de coleções zoológicas. Acredito que a inclusão de novas tecnologias, aliado a pesquisa base em conjunto com a sociedade, são a melhor solução para conseguirmos mais avanços no campo da conservação.

Vídeos

Fotos