FATORES PARA OCORRÊNCIA DE PEQUENOS FELINOS AMAZÔNICOS EM DIFERENTES ÁREAS DE FLORESTA

Voltar

FATORES PARA OCORRÊNCIA DE PEQUENOS FELINOS AMAZÔNICOS EM DIFERENTES ÁREAS DE FLORESTA

Pesquisa Realizada por: André Luis Sousa Gonçalves

Ano: 2018

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Amazônia

A maioria dos felinos a nível mundial tem sido afetados pela expansão urbana, exploração dos recursos naturais, fragmentação, caça e transmissão de doenças proveniente de animais domésticos. Esses fatores foram potencializados nas ultimas décadas em consequência do explosivo crescimento da população humana.

Muitas encontram-se ameaçadas e outras em níveis críticos, devido ao aumento progressivo destas ameaças. Ao mesmo tempo. apresentam poucos estudos em determinadas regiões, como a Amazônia, o que não condiz com sua importância, já que são responsáveis por regular as populações de diversas espécies de presas. Consequentemente, a dinâmica dos ecossistemas.

Este estudo busca avaliar aspectos da ecologia espacial e temporal de três espécies de pequenos felinos. São estes, Gato-maracajá (Leopardus wiedii), Jaguarundi (Herpailurus yagouaroundi) e Jaguatirica (Leopardus pardalis).

Serão utilizados para isso armadilhas fotográficas e telemetria VHF/GPS para compreender como se dá o uso do espaço pelas espécies. Além de descobrir como ocorre a interação entre as mesmas em ambientes de terra-firme na Amazônia Central.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Biólogo com experiência em história natural, ecologia e conservação de mamíferos neotropicais, além da aplicação de vários métodos para amostragem de mamíferos como, transecção linear, armadilhamento fotográfico, armadilhas de pegada e captura. Ainda, ecologia e conservação do bioma Amazônico. Atualmente, tem particular interesse em trabalhar com dados provenientes de amostragens de armadilhas fotográficas e análises de ocupação. Obteve seu mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- INPA. Seus projeto investigou a influência de alguns fatores ambientais e antrópicos sobre a comunidade de mamíferos de médio e grande porte em Unidades de Conservação localizadas na Amazônia Central. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Amazônicos-GPMA e aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia do INPA.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: André Luis - Projeto de Pesquisa