PERFIL SANITÁRIO E FATORES DE RISCO DE DOENÇAS INFECCIOSAS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS EM LOBOS-GUARÁS NO OESTE BAIANO

Voltar

PERFIL SANITÁRIO E FATORES DE RISCO DE DOENÇAS INFECCIOSAS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS EM LOBOS-GUARÁS NO OESTE BAIANO

Pesquisa Realizada por: Paula Damasceno Gomes

Ano: 2020

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Cerrado

O projeto será realizado na região do extremo oeste baiano, nos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, responsáveis por 92% de toda a produção de grãos do estado. Nos últimos anos, as áreas naturais passaram por um acelerado processo de desmatamento devido à expansão da fronteira agrícola. Isto resultou numa significativa quantidade de fragmentos florestais, isolados entre grandes áreas de monocultura e na coexistência próxima entre espécies silvestres e domésticas.

Nas últimas décadas, tem sido diagnosticada uma ampla variedade de patógenos oriundos de animais domésticos em diversos ecossistemas, sendo responsáveis por importantes declínios populacionais em espécies ameaçadas. O projeto investigará agentes infecciosos em lobos-guarás de vida livre da região, com foco em patógenos de ocorrência em cães domésticos.

Atualmente, esse canídeo é classificado “Em Perigo de Extinção” (EN) pela lista de espécies ameaçadas da Bahia, assim, os resultados do presente estudo poderão contribuir na elaboração de planos de ação para a sua conservação. A casuística será levantada em quatro propriedades rurais particulares. Nessas áreas serão instaladas armadilhas fotográficas para levantamento da espécie e estimativa de número de indivíduos. Serão capturados 12 exemplares.

Os animais serão contidos quimicamente e serão pesados, sexados, avaliados quanto à biometria corporal e à condição clínica, e marcados por meio de brinco. Serão colhidas amostras de sangue, pelos, urina, fezes e ectoparasitas.  Adicionalmente, serão colhidas as mesmas amostras biológicas de canídeos domésticos. As amostras serão utilizadas para o diagnóstico de seis enfermidades: cinomose, parvovirose, leishmaniose, toxoplasmose e leptospirose.

Espera-se por meio desse levantamento, determinar possíveis agentes infecciosos de lobos-guarás, correlacionando com os de cães domésticos da região. Dessa forma, pode-se prever fatores de risco associados à sobreposição de área e entender qual a dinâmica espacial e movimentação da espécie em áreas fragmentadas de Cerrado em regiões agrícolas produtoras de soja.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Médica Veterinária, formada pela Universidade Federal de Goiás, pós-graduada em clínica e cirurgia de animais silvestres pela Universidade de Brasília, atualmente mestranda pela mesma instituição e responsável técnica/pesquisadora em um Criadouro científico para fins de Conservação na região do Oeste baiano, localizado no município de Barreiras-Bahia. Desenvolvo projetos de levantamento e monitoramento de mastofauna, com foco em carnívoros.

Fotos