PESQUISA ECOLÓGICA APLICADA À CONSERVAÇÃO E MANEJO DE JACARÉS-DE-PAPO-AMARELO EM ALAGOAS

Voltar

PESQUISA ECOLÓGICA APLICADA À CONSERVAÇÃO E MANEJO DE JACARÉS-DE-PAPO-AMARELO EM ALAGOAS

Pesquisa Realizada por: Gabriela Mota Gama

Ano: 2020

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ricos em diversidade de espécies do planeta, e um dos mais ameaçados. Apesar da criação de áreas protegidas ser considerada uma estratégia chave para a conservação, a efetiva implementação dessas áreas ainda é um desafio para o Brasil.

Estratégias de conservação complementares para as áreas protegidas da Mata Atlântica devem buscar a integração do uso sustentável dos recursos naturais a um conjunto de políticas públicas de controle e incentivo econômico para os beneficiários das reservas. A aplicação do conceito de conservação através do uso sustentável da fauna, por exemplo, incentiva o envolvimento das pessoas, com os esforços de conservação, e com a proteção da espécie-alvo e do seu habitat, gerando ao mesmo tempo, múltiplos benefícios sociais, econômicos e ambientais.

No entanto, a viabilidade de programas de manejo sustentável depende da existência de conhecimento básico sobre a biologia e ecologia da espécie-alvo, sobre o habitat em que esta ocorre, e sobre os efeitos das atividades humanas sobre ambos. Através da integração de dados sobre essas três dimensões, este projeto pretende gerar informações que subsidiem o desenvolvimento de estratégias de conservação e manejo sustentável do jacaré-do-papo-amarelo, em duas unidades de conservação de uso sustentável no litoral sul de Alagoas.

A análise da distribuição, abundância, uso do espaço, e de outros parâmetros demográficos das populações, possibilitará uma melhor compreensão da relação destas com variáveis climáticas; com os tipos de habitat, e com os diferentes tipos de impactos causados pelas atividades humanas.

Espera-se que, com base nesses conhecimentos, seja possível identificar ações e medidas de manejo adequadas à cada contexto local, dando suporte à formulação de políticas públicas relacionadas à gestão da fauna nas unidades junto aos órgãos ambientais competentes, e assim, contribuir efetivamente com a integração dos esforços de conservação da Mata Atlântica Alagoana.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou Bióloga e Mestre em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos pela Universidade Federal de Alagoas, e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da Universidade Federal de Minas Gerais. Minhas experiências acadêmicas e profissionais estiveram principalmente concentradas na gestão, manejo e conservação da fauna, através de pesquisa com espécies ameaçadas, e com o licenciamento de atividades e empreendimentos que fazem uso e manejo de fauna nativa e exótica in situ e ex situ.

Fotos