QUALIDADE DO HABITAT E CONECTIVIDADE NA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA MATA ATLÂNTICA DO SUL DO BRASIL: AVES COMO MODELO DE ANÁLISE

Voltar

QUALIDADE DO HABITAT E CONECTIVIDADE NA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA MATA ATLÂNTICA DO SUL DO BRASIL: AVES COMO MODELO DE ANÁLISE

Pesquisa Realizada por: Andrei Langeloh Roos

Ano: 2018

Linha: Gestão territorial para a proteção da biodiversidade

Bioma: Mata Atlântica

As comunidades de aves da Mata Atlântica, atualmente separadas em manchas de habitat, estão estruturadas a partir da influencia das características ambientais locais e do grau de conectividade das manchas onde elas ocorrem. A integração dessas diferentes comunidades através da dispersão de espécies entre as manchas, constitui uma metacomunidade de aves. Assim, este projeto busca compreender quais são os principais fatores que atuam como forcas ecológicas que influenciam a metacomunidade de aves da Mata Atlântica de Santa Catarina.

Com o uso de gravadores autônomos, dispostos em fragmentos de variados tamanhos e em Unidades de Conservação, inventariamos a diversidade da avifauna. Também coletamos dados ambientais e da paisagem do entorno das manchas de habitat estudadas.

Desta forma, buscamos entender os padrões de distribuição da diversidade biológica, as interações entre espécies e sua manutenção em uma paisagem fragmentada. Tal conhecimento é de grande importância para a elaboração de políticas públicas voltadas à conservação de espécies e áreas protegidas.

Com os dados adquiridos nessa pesquisa pretendemos ainda ampliar a discussão sobre a efetividade das unidades de conservação, para além da diversidade. Dessa forma, será avaliada a distribuição das espécies e o papel de corredores ecológicos e da matriz de habitat no entorno dessas áreas protegidas.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Andrei Langeloh Roos. Sou um biólogo apaixonado pelas aves, e tenho grande interesse na conservação e na Mata Atlântica. Sou Analista Ambiental do ICMBio e por isso procuro integrar a pesquisa acadêmica com a efetiva aplicação do conhecimento cientifico nas politicas públicas voltadas para a conservação da biodiversidade. Sempre busco conciliar minha paixão pelas aves com as minhas pesquisas e no dia-a-dia do meu trabalho como Analista.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Andrei Roos - Projeto de Pesquisa