RELAÇÃO ENTRE PARQUES LINEARES URBANOS E AVES DO CERRADO-MATA ATLÂNTICA

Voltar

RELAÇÃO ENTRE PARQUES LINEARES URBANOS E AVES DO CERRADO-MATA ATLÂNTICA

Pesquisa Realizada por: Tulaci Bhakti Faria Duarte

Ano: 2020

Linha: Gestão territorial para a proteção da biodiversidade

Bioma: Mata Atlântica

 O projeto utiliza as bases da ecologia urbana para compreender a relação entre a biodiversidade de aves presentes na infraestrutura verde das cidades. Considerando como tal, praças, clubes, cemitérios, parques, assim como vias públicas arborizadas e quintais.

O estudo procura entender como o crescimento das cidades pode alterar a dinâmica populacional das espécies de aves. Utilizando como critério de avaliação as características biológicas da avifauna urbana, tais como habitat preferencial, alimentação e a estrutura da vegetação.

Analisaremos a comunidade de aves seguindo corredores verdes existentes na cidade de Belo Horizonte (MG), sobretudo parques lineares com matas ciliares e linha férrea. Utilizando esses corredores como conexões entre as diversas manchas de infraestrutura verde existente. Para a escolha das áreas foi considerado tanto demandas do governo municipal, via Plano Diretor, assim como as dos movimentos comunitários em áreas de recuperação ambiental.

Ao unir demandas da população e da administração pública pretendemos aproximar mais de resultados que tenham maior impacto nas decisões urbanísticas e ambientais da cidade. Complementarmente, devido à cidade apresentar características de ecótono Cerrado – Mata Atlântica, investigaremos como a estrutura da vegetação está relacionada com biodiversidade local, além de avaliar os impactos do gradiente urbano entre o centro e as zonas periurbanas. Auxiliando na identificação dessas estruturas, bem como na conectividade entre as unidades, visando propor melhorias na permeabilidade da matriz urbana para as espécies de aves em futuras interversões por parte da administração municipal. 

 

Currículo Lattes

Biografia:

Biólogo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Ecologia de Biomas Tropicais pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente doutorando do programa em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da UFMG. Trabalho no desenvolvimento de pesquisas que relacionam a ecologia da paisagem e a avifauna, principalmente com os efeitos da urbanização. Também atuei como professor de educação básica com foco em divulgação científica dentro do ambiente escolar.

Fotos