Bolsas Funbio

COMO RESTAURAR ÁREAS DEGRADADAS NOS CAMPOS SULINOS

Pesquisa Realizada por: Pedro Augusto Thomas

Ano: 2019

Linha: Recuperação de paisagens e áreas degradadas

Bioma: Pampa

Os campos do sul do Brasil são ecossistemas muito importante ecológica, cultural e economicamente. No entanto, grande parte da sua área original está degradada, transformada em áreas para agricultura e silvicultura ou com a presença de espécies exóticas invasoras.

Uma vez degradada, uma área desses campos dificilmente volta a ser o que era antes, e temos que tentar de diversas formas restaurá-la. O problema é que não sabemos exatamente como fazer isso e esse projeto tem como grande objetivo melhorar a nossa capacidade de restaurar estes ecossistemas campestres no sul do Brasil.

Para restaurar uma área, temos que introduzir espécies nativas que nos interessam ao mesmo tempo que remover as exóticas invasoras, quando estas estão presentes. A partir disso, vamos realizar experimentos para avaliar várias características de várias espécies nativas para saber quais são as que mais nos ajudam a restaurar a vegetação em uma área de campo degradada. Também vamos testar jeitos de introduzi-las efetivamente nesta área ao mesmo tempo que controlamos as invasoras.

Ao final do projeto, esperamos que os resultados obtidos contribuam de diferentes formas para a restauração ecológica nos Campos Sulinos e, consequentemente, para a conservação da sua biodiversidade e provisão de serviços ecossistêmicos.

Biografia:

Meu nome é Pedro Augusto Thomas, sou biólogo e sempre quis trabalhar com restauração
ecológica. Me encantava a ideia de recuperar a vegetação em uma área degradada. Me
graduei pela UFSM e fiz mestrado em Ecologia na UFRGS, onde faço doutorado hoje. Também
já trabalhei na Amazônia, pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Acredito
que a restauração ecológica de ecossistemas degradados, aliada a um manejo correto das
áreas conservadas, é fundamental para garantir um futuro mais equilibrado ecologicamente.

Videos

Fotos

Biblioteca