REVERSÃO LOCAL DOS EFEITOS DA ACIDIFICAÇÃO OCEÂNICA

Voltar

REVERSÃO LOCAL DOS EFEITOS DA ACIDIFICAÇÃO OCEÂNICA

Pesquisa Realizada por: Brenno Januario da Silva

Ano: 2019

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Marinho Costeiro

A acidificação oceânica é um dos maiores problemas ambientais da atualidade causado pelas grandes emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera provenientes das atividades humanas. Esse excesso de CO2 é absorvido pelos oceanos, que a partir de uma série de reações químicas, resulta na redução do pH da água do mar. Por isso organismos marinhos recifais, como os corais, moluscos, crustáceos e vários outros de importância ecológica e social sofrem sérios impactos.

Assim, este projeto tem como principal objetivo entender como os recifes de corais responderiam diante de condições reversas à acidificação. Para isso, será aplicado um experimento de escala local e a curto prazo, em uma piscina natural dos recifes de Maragogi, Alagoas. Onde uma solução de pH básico será adicionada e os parâmetros químicos da água monitorados diariamente.

Esse experimento só foi realizado por pesquisadores na Austrália, que obtiveram resultados promissores para a conservação recifal. Eles nos inspiraram para a sua aplicação no litoral norte do estado de Alagoas. Portanto, cada vez mais estudos que busquem compreender formas de mitigar os efeitos da acidificação oceânica são essenciais. Com isso, poderemos garantir a saúde e biodiversidade dos recifes.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Brenno Januario da Silva. Sou técnico em química pela Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM), bacharel em ciências biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), mestre e doutorando em oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fascinado pelas belezas dos recifes de corais e pelas interações entre parâmetros biológicos e abióticos no ambiente marinho, há 8 anos venho realizando e participando de pesquisas que visam compreender e conservar o ecossistema recifal.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Brenno Januario - Projeto de Pesquisa