SAVANIZAÇÃO, PERDA DA DIVERSIDADE BETA E IMPORTÂNCIA DAS RESERVAS LEGAIS NO ECÓTONE AMAZÔNIA-CERRADO

Voltar

SAVANIZAÇÃO, PERDA DA DIVERSIDADE BETA E IMPORTÂNCIA DAS RESERVAS LEGAIS NO ECÓTONE AMAZÔNIA-CERRADO

Pesquisa Realizada por: Kelley Rita Przybyszewski

Ano: 2020

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Amazônia

No Brasil dois importantes biomas extremamente biodiversos vêm sendo intensamente modificados pela expansão agrícola, particularmente para plantios de soja (Glycine max L.): o Cerrado e, mais recentemente, a Amazônia. Para preservação da biodiversidade desses biomas o Código Florestal brasileiro postula que toda propriedade rural no Brasil deve possuir um percentual mínimo de cobertura vegetal nativa denominada área de Reserva Legal.

A efetividade destas Reservas Legais vem sendo posta à prova e sua existência em lei vem sendo ameaçada por propostas parlamentares. Assim, estudos que avaliem a diversidade de múltiplos táxons nestas reservas são imprescindíveis. Dentre os grupos de insetos que respondem de forma rápida à perturbação, as formigas (Hymenoptera: Formicidae) se destacam.

Elas formam um grupo dominante de insetos que apresentam importantes interações ecológicas com outras espécies e são comumente usadas para monitoramento ambiental. O objetivo da proposta de projeto é a partir de um extenso esforço de coleta padronizado, determinar a relevância de Reservas Legais para a conservação da biodiversidade em áreas de Cerrado e Amazônia em escala de Paisagem.

Parte dos dados já foram coletas em 76 sistemas produtivos de soja distribuídos no Estado de Mato Grosso, utilizando armadilhas do tipo pitfall em transectos lineares abrangendo a área de Reserva Legal, a borda dos remanescentes de habitat nativo e o cultivo de soja adjacente.

Determinaremos padrões de perda da diversidade beta, entre plantações e áreas de Reserva Legal em escala de paisagem; identificaremos espécies típicas de Cerrado e Amazônia e espécies indicadoras da qualidade de habitats; determinaremos as espécies que prestam serviços e desserviços para as áreas agrícolas. Ao final deste projeto pretende-se gerar métricas válidas para o estabelecimento de políticas públicas e, posteriormente, gerar qualificações para os proprietários que mantém Reservas Legais em bom estado em suas propriedades.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2020). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná (2017). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso, onde desenvolve o projeto de pesquisa com Ecologia de Formigas em sistemas produtivos de soja inseridos nos biomas Cerrado e Amazônia junto ao projeto Rede de Biotecnologia Aplicada aos Serviços e Desserviços da Biodiversidade à Agricultura no Cerrado e na Amazônia (Rede BioAgro).