SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E ASPECTOS SOCIECOLÓGICOS ASSOCIADOS AO MANEJO COMUNITÁRIO DA PIAÇAVA-DA-BAHIA (ATTALEA FUNIFERA MARTIUS) NA FLORESTA ATLÂNTICA

Voltar

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E ASPECTOS SOCIECOLÓGICOS ASSOCIADOS AO MANEJO COMUNITÁRIO DA PIAÇAVA-DA-BAHIA (ATTALEA FUNIFERA MARTIUS) NA FLORESTA ATLÂNTICA

Pesquisa Realizada por: Ilana Araújo

Ano: 2021

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Mata Atlântica


Nível Acadêmico: Doutorado

Os serviços ecossistêmicos são essenciais para a manutenção da população humana e sua importância é ainda maior para comunidades extrativistas que retiram das áreas do seu entorno a garantia de sustento. No Baixo Sul da Bahia, o manejo da piaçava-da-Bahia (Attalea funifera Martius) destaca-se por resultar em um produto florestal não madeireiro que tem o potencial de contribuir para a manutenção de grandes fragmentos florestais da região e redução da vulnerabilidade das comunidades. 

Assim, nossa pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos sociais, econômicos e ambientais das comunidades extrativistas em relação aos serviços ecossistêmicos, tendo como destaque o manejo da piaçava nas Áreas de Proteção Ambiental do Pratigi e APA Tinharé/Boipeba.  

Nossos objetivos específicos são: (1) avaliar os fatores que determinam a vulnerabilidade das comunidades; (2) investigar a relação entre gênero e priorização dos SE, assim como a influência do uso da piaçava para a equidade de gênero; e (3) avaliar a modificação na paisagem em decorrência do manejo dessa palmeira endêmica da Mata Atlântica.  

Pretendemos ao fim fornecer subsídios para ações que busquem contribuir tanto para a manutenção dos serviços ecossistêmicos como para a redução da vulnerabilidade e aumento do protagonismo feminino em comunidades extrativistas. 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou Ilana Araújo-Santos, mestra (2020) e doutoranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade na UESC. Sou formada em Engenharia Florestal (UFRB, 2017) com período de graduação sanduíche na University of Montana (2013), e tenho experiência em planejamento (INEMA, 2016), levantamento de perturbações ecológicas (Colorado State University, 2014) e manejo florestal (UFRB, 2015) em unidades de conservação. Atualmente com apoio do FUNBIO e Instituto Humanize desenvolvo projeto de pesquisa com foco em comunidades extrativistas, serviços ecossistêmicos, perspectiva de gênero e modificação do ambiente para uso sustentável dos recursos naturais.

Vídeos

Fotos