USO DE HABITAT E MIGRAÇÃO DE AVES COSTEIRAS DO CONE SUL

Voltar

USO DE HABITAT E MIGRAÇÃO DE AVES COSTEIRAS DO CONE SUL

Pesquisa Realizada por: Fernando Azevedo Faria

Ano: 2019

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Pampa


Nível Acadêmico: Doutorado

As aves costeiras estão entre as aves mais ameaçadas do planeta. Dentre as principais ameaças que esse grupo enfrenta estão as mudanças climáticas e perda de habitats. Algumas espécies se reproduzem no extremo sul do continente e migram para o sul do Brasil no inverno. Alguns exemplos são a Batuíra-de-peito-tijolo (Charadrius modestus) e a Batuíra-de-coleira-dupla (C. falklandicus).

No entanto, não sabemos quais rotas que elas usam, nem de que forma, e quais locais utilizam para se reabastecer antes de retornarem para seus locais de reprodução. Ainda, algumas Batuíras-de-coleira-dupla permanecem no sul do Brasil durante o verão como residentes, e também não sabemos o tamanho dessa população. Nesse sentido, no nosso projeto equiparemos essas espécies com rastreadores que serão adquiridos graças ao apoio do Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro e do Instituto Humanize.

Por isso, esperamos compreender como essas aves costeiras utilizam uma importante área de conservação do Brasil: o Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Além de quais as rotas e locais que essas espécies utilizam na sua migração até os locais de reprodução no sul da Argentina. Também, estamos monitorando as Batuíras-de-coleira-dupla residentes, para determinar o tamanho da sua população e assim saber o grau de ameaça que essa espécie se encontra em território nacional.

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Fernando Faria. Sempre fui fascinado pelas aves, o que comem, para onde voam e como se relacionam com o ambiente. Atualmente estudo aves migratórias que utilizam a costa do sul do Brasil como um refúgio crucial para se reabastecerem e poderem completar suas incríveis jornadas ao extremo dos hemisférios norte e sul, onde se reproduzem. Sou Biólogo e Mestre em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, e doutorando em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Fernando Faria - Projeto de Pesquisa

Documento: Breeding habitats, phenology and size of a resident population of Two-banded Plover (Charadrius falklandicus) at the northern edge of its distribution