VALORAÇÃO DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS ADVINDOS DO MANEJO COMUNITÁRIO DO PIRARUCU NA AMAZÔNIA

Voltar

VALORAÇÃO DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS ADVINDOS DO MANEJO COMUNITÁRIO DO PIRARUCU NA AMAZÔNIA

Pesquisa Realizada por: Ana Carla Rodrigues

Ano: 2020

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Amazônia


Nível Acadêmico: Doutorado

À medida que é conferido um valor monetário aos diversos serviços ecossistêmicos prestados pelo meio ambiente à sociedade, ela passa a considerar de forma palpável a utilidade deste bem. A Valoração é uma ferramenta importante para entender o quanto melhor ou pior estão os recursos naturais e o bem-estar das pessoas envolvidas em determinado período. Auxiliando no planejamento de estratégias de conservação, que combinem adequadamente proteção, sustentabilidade e, principalmente a qualidade de vida das pessoas.

O manejo comunitário do pirarucu feito por comunidades rurais da Amazônia tem se mostrado como uma excelente ferramenta para a conservação, pois recupera a população da espécie historicamente superexplorada e aumenta os benefícios financeiros das comunidades envolvidas, proporcionando melhorias na qualidade de vida, fortalecimento dos valores culturais, e equidade de gênero. Porém, todos esses serviços ecossistêmicos ainda precisam ser melhor entendidos e valorados para serem inseridos nas discussões sobre custo-benefício da atividade.

Este projeto está em desenvolvimento na região do Médio Rio Juruá, no Estado Amazonas, e busca identificar e valorar os serviços ecossistêmicos advindos do manejo do pirarucu para que a atividade possa ser concebida também como uma estratégia replicável em grande escala tanto para o desenvolvimento local quanto para a conservação a longo prazo da biodiversidade.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Natural de Uberlândia-MG, me formei bióloga na Universidade Federal de Goiás e realizei o mestrado pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente, sou doutoranda em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos pela Universidade Federal de Alagoas. E as minhas principais áreas de interesse são os sistemas socioecológicos na Amazônia, conservação da biodiversidade, populações tradicionais, manejo comunitário, desenvolvimento sustentável e economia ecológica.

Vídeos

Fotos