VULNERABILIDADE FUNCIONAL E GENÔMICA ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA ABORDAGEM ESPAÇO-TEMPORAL PARA A CONSERVAÇÃO DA HERPETOFAUNA AMAZÔNICA

Voltar

VULNERABILIDADE FUNCIONAL E GENÔMICA ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA ABORDAGEM ESPAÇO-TEMPORAL PARA A CONSERVAÇÃO DA HERPETOFAUNA AMAZÔNICA

Pesquisa Realizada por: Raíssa Rainha

Ano: 2021

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Amazônia


Nível Acadêmico: Doutorado

As rápidas alterações na precipitação e aumento de temperatura intensificados pela ação antrópica têm agravado os impactos sobre os ambientes e a biodiversidade Amazônica, porque afetam diretamente os processos populacionais. Na Amazônia, esses impactos podem ser agravados por mudanças do uso da terra e aumento desenfreado do desmatamento, o que somado aos efeitos climáticos podem ser altamente deletérios para a biodiversidade. 

Esses impactos são ainda mais graves para anuros e lagartos porque são extremamente dependentes de características ambientais locais, assim, mesmo variações sutis de precipitação e temperatura podem ser limitantes para sua atividade e sobrevivência. Desse modo, esse projeto busca entender os possíveis impactos das mudanças climáticas na variação genômica e funcional de diferentes espécies da herpetofauna ecologicamente dissimilares com ampla distribuição na Amazônia, possibilitando prever os seus potenciais riscos de extinção e respostas adaptativas.  

Implementaremos uma abordagem eco-evolutiva multidisciplinar inédita para avaliar as respostas populacionais às mudanças climáticas recentes de espécies que ocorrem em diferentes ambientes amazônicos, utilizando dados funcionais (morfologia em modelos 3D e traços da ecofisiologia termal e hídrica) e genômicos coletados in situ e a partir de espécimes de coleções biológicas em uma série temporal. Ainda, iremos inferir as suas possíveis respostas e potencial adaptativo às mudanças climáticas integrada a modelos futuros de desmatamento, o que não é considerado na maioria dos trabalhos.  

Com os resultados deste projeto, esperamos ser os precursores do conhecimento sobre a adaptação de anfíbios e répteis e os possíveis riscos de extinção frente às alterações climáticas futuras no Brasil. Além de compreender os possíveis impactos e as formas de mitigá-los, o que também é urgente do ponto de vista de conservação, visto que estes grupos estão entre os vertebrados com maior potencial de risco de extinção causado pelas mudanças climáticas. 

Currículo Lattes

Biografia:

Bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ), e mestra e doutoranda em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA). Durante a graduação, foi contemplada com uma graduação sanduíche na Universidade James Cook na Austrália, onde teve a oportunidade de conhecer mais e se apaixonar pela Herpetofauna, sendo seu táxon de trabalho até hoje. Graças ao apoio do FUNBIO e Instituto Humanize, tem a oportunidade de compreender as possíveis respostas às mudanças climáticas e riscos de extinção de sapos e lagartos da Amazônia.

Vídeos

Fotos