assinar newsletter
PT EN
  • Home
  • Programas e Projetos
    • Em Andamento
    • Concluídos
  • Chamadas de Projetos
  • Bolsas FUNBIO
  • Agências
    • Agência GEF
    • Agência GCF
  • Biblioteca
  • Institucional
    • Quem somos
    • Nossas conexões
    • Contato
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Equipe e conselho
    • Seja um parceiro
    • Parceiros
    • Trabalhe conosco
    • 25 anos
  • Notícias
  • Compras e contratações
  • Transparência
    • Auditoria Funbio
    • Auditoria Programas e Projetos
    • Relatórios anuais
    • Certidões
    • Políticas e Salvaguardas

Notícias

Home - Notícias - Cachorro-vinagre é encontrado em Unidade de Conservação do Programa ARPA

Compartilhe :

PROGRAMA ARPA

Subprojetos apoiados Mídias e notícias Transparência Biblioteca Compras e contratações
voltar

Notícias

17/08/2020

Cachorro-vinagre é encontrado em Unidade de Conservação do Programa ARPA

Cachorro-vinagre de perfil. Cachorro selvagem de quase 1 metro com pelagem marrom-avermelhada, sendo mais clara na cabeça e região dorsal. Ele tem pernas e caudas curtas e orelhas arredondadas.

Cachorro-vinagre (Speothos venaticus) Foto: Jeff W. Jarret.

Raros, pouco conhecidos, cachorros-vinagre (Speothos venaticus) são carnívoros semiaquáticos, únicos canídeos brasileiros que caçam em bando. Têm entre as principais presas tatus, cotias e pacas e, apesar de  já terem sido registrados na Amazônia, na Mata Atlântica, no Cerrado e no Pantanal, até hoje há pouca informação sobre as populações.

Imagens inéditas recém-divulgadas obtidas por armadilhas fotográficas mostram um grupo com 4 cachorros-vinagre na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, no estado do Amazonas, uma das 117 Unidades de Conservação (UCs) apoiadas pelo Programa ARPA, maior iniciativa de conservação de florestas tropicais do planeta, e que tem o FUNBIO, gestor financeiro, entre os parceiros.

Captadas em fevereiro, as imagens só foram analisadas e divulgadas agora devido à pandemia de Covid-19. O registro está entre os poucos obtidos em UCs amazônicas. Anteriormente, houve um vídeo na RDS do Amanã, também apoiada pelo ARPA, programa do governo federal apoiado por parceiros nacionais e internacionais.

O vídeo indica os relevantes resultados de conservação da UC e reforça a importância de áreas protegidas para contribuir para a preservação de espécies vulneráveis e em risco de extinção. Confira o vídeo, fornecido por Miquéias Santos de Sousa, assista abaixo ou clicando aqui. Para saber mais sobre o ARPA, visite a página do projeto.

Projetos relacionados: PROGRAMA ARPA
Categoria: Não categorizado

ENDEREÇO

Rio de Janeiro:
Rua Voluntários da Pátria, 286 5º andar

Botafogo
22270-014 Rio de Janeiro, RJ

 

Brasília:
SHN Quadra 2, Bloco F
Executive Office Tower, Salas 1323 a 1326
Asa Norte
70702-906 Brasília, DF

CONTATO

Tel: +55 21 2123-5300
Fax: +55 21 2123-5354

Tel: +55 61 3797-8200

AVISO DE PRIVACIDADE

ÁREA EXCLUSIVA

Intranet

ÉTICA

Ouvidoria
Políticas e Salvaguardas

  © 2017 FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade