Compras e contratações

21/03/2024 Prorrogada

O Funbio seleciona consultor pessoa física para avaliação abrangente do ambiente propício para futuros projetos e programas clima-oceanos no Brasil junto ao Green Climate Fund (GCF)

Região: Território nacional
Data Limite: 04/04/2024 | Nova Data Limite: 22/04/2024

O Projeto de Readiness com o GCF, Exploring the potential for ocean-climate pipeline for mitigation and adaptation in Brazil”, visa alterar esta situação promovendo uma base de conhecimento sobre o clima e o oceano entre as partes interessadas brasileiras e entre a academia e o governo, ONGs e o setor privado na busca de projetos de alta qualidade. O programa funcionará como um quadro estratégico inicial para identificar e priorizar potenciais intervenções/projetos/programas de clima oceânico para mitigação e adaptação no Brasil. A identificação seguirá informações robustas baseadas em evidências e promoverá o envolvimento das partes interessadas desde o início do processo. Isto permitirá ao Brasil começar a ter uma estrutura estratégica para lidar com o conhecimento sobre oceanos e clima, e desenhar um pipeline oceânico global para a ação climática e projetos específicos para o GCF. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é o responsável pelo projeto que será administrado e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO

O Funbio, como executor do Programa, convida consultores pessoa física que tenham em seu escopo conhecimentos de pesquisa sobre oceanos e clima, a manifestarem interesse até o dia 22 de abril de 2024, demonstrando de forma objetiva e clara, através de envio de seu currículo, que são qualificados para executar os serviços descritos no Termo de Referência (TdR) nº 2024.0223.00090-7.

As manifestações deverão ser encaminhadas por e-mail para [email protected], aos cuidados de Flávio Miguel, com cópia para [email protected] e tendo como assunto  “Futuros Projetos Oceanos e Clima” e indicando o NOME DO CANDIDATO”.

Para este serviço não serão aceitas pessoas físicas enquadradas como Microempreendedor Individual – MEI

Os currículos dos candidatos devem atender no mínimo as qualificações e experiências descritas no item “Perfil do profissional e processo de seleção” do TdR nº 2024.0223.00090-7, a saber.

Os serviços descritos no TdR acima devem ser desempenhados, obedecendo as seguintes qualificações:

  • Mestrado em oceanografia, biologia, ciências naturais ou áreas afins
  • Pelo menos 2 anos de experiência com temas relacionados com Oceano e Clima
  • Pelo menos 4 anos de experiência em pesquisa
  • Experiência mínima de 2 anos em pesquisa relacionada a Carbono Costeiro
  • Experiência profissional mínima de 2 anos na realização de estudos qualitativos, tratamento e análise de grande quantidade de base de dados.
  • Experiência na elaboração de relatórios

Obs: Detalhar as experiências e o período. A semelhança entre as experiências e as atividades e temas propostos neste Termo de Referência poderá ser levada em conta.

Para esta fase, não é necessário o envio de propostas, pois o objetivo é analisar tecnicamente os currículos dos candidatos.

É vedada a participação de funcionários do governo e servidores públicos, exceto quando estiverem em licença sem vencimentos. Professores de universidades públicas podem se candidatar desde que sejam de fato especialistas no tema, e sejam observadas as regras nacionais para aqueles de dedicação exclusiva. Caso seja selecionado, deverá apresentar declaração da Universidade indicando número de horas comprometidas com as atividades docentes ou autorização específica da Universidade.

O Funbio entrará em contato, solicitando a proposta somente ao candidato cujo currículo for selecionado.

O processo será conduzido em acordo com os Procedimentos Operacionais de Compras e Contratações do Funbio.

O resultado deste processo será divulgado nesta chamada, assim que o mesmo for finalizado.

Especificação técnica / TDR