Agroflorestando o Vale do Ribeira

back

Sobre o subprojeto

Instituição responsável: Cooperafloresta

O Projeto foi desenvolvido na Região do Vale do Ribeira, envolvendo os municípios de Barra do Turvo (SP), Adrianópolis e Bocaiúva do Sul (PR). Também atua em Assentamentos de Reforma Agrária nos municípios de Morretes, Antonina e Lapa no Paraná e Ribeirão Preto e Apiaí, no interior de São Paulo. Através da Escola Agroflorestal da Cooperafloresta atinge pessoas e organizações de outras regiões do Brasil que participam das suas atividades de formação e capacitação em agrofloresta. Teve como objetiva promover a recuperação e conservação dos recursos naturais da Mata Atlântica, por meio do aprimoramento e ampliação da prática agroflorestal junto às 300 famílias agricultoras, assentadas e comunidades quilombolas.

Entre os principais objetivos, a iniciativa assessorou técnicamente 301 famílias agricultoras, assentadas e quilombolas para a qualificação e ampliação das agroflorestas. Apoiou no manejo de 250 hectares de agroflorestal e outros 500 em processo natural de regeneração florestal. Implantou 56 hectares com novas agroflorestas. Realizou 800 mutirões com agricultores e agricultoras trocando experiência e trabalho, recuperando e conservando os recursos naturais. Capacitou cerca de 1500 pessoas  na Escola Agroflorestal da Cooperafloresta. Implantou o Banco Ativo de Germoplasma (BAG), com 201 espécies estudadas quanto as suas origens e especialidades e 45 espécies de plantas manejadas no Banco Vivo de Sementes. Coletou 750 kg de sementes espécies prioritárias – 30.000 mudas produzidas e 10.000 adquiridas e distribuídas para plantio nas agroflorestas.

"“Mais de 300 famílias têm construído uma nova agricultura e mais de 600 foram assessoradas. O projeto pôs em prática o pensamento de que somos um só: seres humanos e demais moradores do planeta. A agrofloresta é uma agricultura que recompõe a biodiversidade e se baseia nela para obter produtividade”. Nélson Correa Netto (Cooperafloresta) "

Status

Completed

Starting year

1001

Biome

Atlantic Forest

'