TROPICAL FOREST CONSERVATION ACT – TFCA

voltar

O que é

Foto: Marizilda Cruppe

 

O Tropical Forest Conservation Act (TFCA) é uma lei americana de 1998 que viabiliza a troca de parte da dívida de um país com os EUA por investimentos na conservação e no uso sustentável das florestas. O primeiro acordo bilateral TFCA foi assinado em 2001 em Belize, e até o momento a USAID contabiliza mais de USD 223 milhões destinados para 19 acordos com 14 países.

O Brasil e o EUA assinaram o acordo em 2010, o que permitiu destinar USD 20,8 milhões a 89 iniciativas de conservação no Brasil em três biomas: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. O Funbio é a secretaria executiva do Comitê da Conta TFCA no Brasil, presidido pelo Ministério do Meio Ambiente. Recebe os recursos, faz desembolsos para os projetos, e também realiza atividades de acompanhamento, com monitoramento e a produção de relatórios técnico-financeiros periódicos que acompanham a execução e o status dos projetos em relação aos objetivos planejados.

Em 2015 o TFCA encerrou o apoio a 82 projetos e em 2016 iniciou o apoio a sete novos. Destes, seis projetos ainda estão em andamento em 2018.

Situação

Em Andamento

Ano início

2010

Bioma

Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga

Ver mapa de atuação.
89

PROJETOS APOIADOS

23

ESTADOS ALCANÇADOS

3

BIOMAS BENEFICIADOS

75

ONGs APOIADAS

Parceiros

Nome da empresa

mapa de atuação

Locais onde acontece o TFCA

Expandir o mapa