Bases Comunitárias de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

back

Sobre o subprojeto

Instituição Responsável: Fundação Matutu

O projeto atua nos municípios do entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio/MG: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto. O objetivo foi Implantar Bases Comunitárias de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que serão centrais de gerenciamento das brigadas voluntárias em pontos estratégicos no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Munir com equipamentos de proteção individual (EPI), ferramentas de combate, transporte e sistema de rádio-comunicação, a organização das brigadas em quatro Bases Comunitárias para ser referência na gestão e proteção territorial para as Unidades de Conservação.

A iniciativa realizou formação e treinamento de brigadistas; implantou Bases Comunitárias; Equipou Brigadas com EPI e ferramentas de qualidade; implantou Sistema de rádio-comunicação; realização atividades de educação ambiental levando o tema unidades de conservação e incêndios florestais às escolas do entorno; e envolveu parceiros e público alvo direto (brigadas) e indireto (população em geral) na execução do projeto.

"“Desde o primeiro ano estamos vendo os resultados do projeto. Nosso trabalho é fundamental, como um exército: se surgir uma guerra e a tropa não estiver equipada, como se faz? Graças ao financiamento do TFCA o projeto rompeu suas fronteiras, que são os cinco municípios (em Minas Gerais) em que o Parque está inserido. A atuação dos brigadistas vai além do entorno da unidade. Já fomos ajudar no Parque Nacional de Itatiaia e no Parque da Serra Pelada, que são nossos vizinhos, além da APA da Mantiqueira. Somos uma brigada pronta para ajudar onde precisa. Clarice Silva (Fundação Matutu)"

Status

Completed

Starting year

1001

Biome

Atlantic Forest

'