GEF MANGUE

back

O que é

No país existem 55 Unidades de Conservação (UCs) federais com manguezais, ecossistema que assegura a integridade da costa e fornece recursos que sustentam atividades econômicas e o bem-estar das comunidades do entorno. Contudo, ações humanas pressionam essas UCs, que demandam uma estratégia de consolidação para fazer frente às ameaças.

O projeto Conservação Efetiva e Uso Sustentável de Ecossistemas Manguezais no Brasil é uma parceria do Funbio com o ICMBio, o PNUD e o Conservation Strategy Fund (CSF). Tem como objetivo analisar a necessidade de financiamento de UCs com manguezais e definir os melhores instrumentos econômicos e financeiros para apoiar a sustentabilidade financeira do ecossistema e estudar os benefícios que promovem para as sociedades locais, regionais e global.

Em 2016, o projeto analisou 28 UCs federais e identificou a necessidade real de financiamento adicional na ordem de R$ 150 milhões para consolidação e manutenção num período de 10 anos e identificou mais de 30 possíveis fontes de financiamento. Entre elas, pagamento por serviços ambientais, REDD, blue carbon, compensação ambiental e visitação. Vinte gestores participaram de um curso, em Pernambuco, de capacitação em ferramentas econômicas.

Status

Completed

Starting year

0101

Biome

Marine and Coastal

'