Um podcast para o golfinho mais ameaçado do Brasil

Bárbara é jornalista investigativa de uma grande redação. Ela vai às pressas pro litoral de São Paulo cobrir o misterioso aparecimento de 33 carcaças de toninha, o golfinho mais ameaçado do Brasil. Na jornada, Bárbara se envolve com a causa: mergulha nas questões ambientais e sociais que cercam o mistério da morte das toninhas, espécie que corre o risco de ser extinta. Uma série em 7 episódios – e, ao fim de cada um deles, um pesquisador conta mais sobre esse golfinho sul-americano fascinante, mas que pouca gente conhece. Uma iniciativa do projeto Conservação da Toninha, com apoio do FUNBIO.

Ouça agora!

Episódio mais recente:

  • O Instagram @toninha_pontoporia foi criado para tornar o golfinho mais ameaçado do Brasil visível e evitar que desapareça"

    Siga a Toninha no Instagram!

    Pequena e tímida, a toninha é o golfinho mais ameaçado – e também um dos menos conhecidos – do país. Desde o ano passado, ela passou a ter um dia fixo no calendário, o 1º de outubro, que marca o início do período da maior ocorrência de nascimentos dessa espécie. E agora, ela ganhou também um podcast para contar sua história.

    Teremos um total de sete episódios e ainda temos uma ótima notícia: a atriz Alice Braga gravou uma incrível participação especial conosco! Além disso, o podcast já passou pelo perfil do Instagram da atriz Patrícia Pillar, no blog do Ancelmo Gois, no G1, no Portal O Eco, na Revista Época e no podcast Submerso.

    Foram semanas corridas, com centenas de trocas: roteiros, mensagens, áudios, entrevistas. E, hoje, nasce o primeiro podcast ambiental de ficção do país! “Toninhas: a extinção do golfinho invisível” é uma iniciativa do projeto Conservação da Toninha que inova no formato e tem a atriz Camila Márdila dando voz à personagem principal.

    A trama começa quando uma jornalista é enviada para investigar a misteriosa morte de 33 dos golfinhos mais ameaçados do Brasil em Ubatuba. Inicialmente alheia a questões ambientais, ela descobre ao longo dos 7 episódios as toninhas e passa a enxergar a urgência da conservação. À medida que Bárbara, interpretada pela atriz Camila Márdila, descobre o universo desses cetáceos, ela conduz o ouvinte a informações sobre a espécie: quem é esse raro fantasma dos mares, onde vive, o que o ameaça.

    “O formato de ficção numa plataforma que cresce no Brasil tem o potencial de informar e envolver um público muito maior no desafio que consiste a conservação da toninha. É uma espécie muito ameaçada e pouco conhecida e, quanto maior a visibilidade, maior a chance de sobrevivência da espécie, diz Ana Helena Bevilacqua, gestora do projeto no FUNBIO.

    O podcast tem roteiro assinado por Luna Grimberg, da série “Coisa Mais Linda” (Netflix), e produção da Trovão Mídia, especializada em podcasts narrativos.

    “É minha primeira experiência gravando um podcast. Por isso fiquei bastante animada com a ideia de fazer um podcast de ficção, tratando do projeto de conservação das Toninhas, com uma boa dose de humor e mistério que dão conta de um conteúdo super importante num formato inovador”, conta Camila

    Serão 7 episódios, cada um deles entrando semanalmente nas plataformas digitais. Além da história ficcional, o podcast trará também entrevistas com cientistas e especialistas que vão explicar não só as características das toninhas, mas também as razões para a urgência nos esforços de conservação da espécie.

    Hoje, acredita-se que haja cerca de 20 mil toninhas no país, espalhadas entre Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Elas são tímidas e têm comportamento discreto, o que talvez explique por que são pouco vistas e conhecidas. Nada de exibições próximas de embarcações, por exemplo. Pular ao lado de barcos não é com elas. Ameaçadas de extinção, as toninhas vivem em grupos que vão de 2 a 30 animais e podem ser encontradas também nos vizinhos Uruguai e Argentina.

    O projeto Conservação da Toninha, que começou em 2015, é o maior esforço coordenado já feito no Brasil sobre a espécie. A pesquisa cobre toda a área em que esses golfinhos se encontram no país, do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo. Ao longo destes cinco anos, enorme e inédito conhecimento vem sendo produzido. Informações sobre o tamanho dessa população, sua genética, distribuição pelo nosso litoral e a biologia da espécie são algumas delas. Entre as razões encontradas para a redução de sua população estão a perda de seu habitat, a poluição e sua captura acidental em redes de pesca.

    A realização do Projeto Conservação da Toninha é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PetroRio, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.