CONSERVAÇÃO DA TONINHA

voltar

O que é

Foto: Federico Sucunza/GEMARS

 

Pequena e tímida, a toninha (Pontoporia blainvillei) é o golfinho mais ameaçado do Brasil. A conservação da toninha é um desafio comum a três países: ocorrem no Brasil, na Argentina e no Uruguai e entre as causas da redução da população estão perda de habitat, poluição e captura acidental em redes de pesca.

O projeto Conservação da Toninha visa a apoiar pesquisas sobre a ecologia da toninha e sua mortalidade acidental por atividades pesqueiras na costa brasileira. Na primeira fase foram apoiadas pesquisas focadas na FMA I (trechos entre o norte do Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo), área de ocorrência irregular e de baixa variabilidade genética da espécie, o que a torna crucial para a sua conservação.

Posteriormente, o esforço foi expandido para as áreas FMA II (Estados de SP, PR e SC) e FMA III (indo de RS até o Uruguai), abrangendo toda a área de distribuição destes cetáceos no litoral brasileiro. Todas as iniciativas estão em sintonia com as metas estabelecidas no Plano de Ação Nacional (PAN) da toninha.

A realização do Projeto Conservação da Toninha é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.

 

Podcast

Pequena e tímida, a toninha é o golfinho mais ameaçado – e também um dos menos conhecidos – do país. Desde o ano passado, ela passou a ter um dia fixo no calendário, o 1º de outubro, que marca o início do período da maior ocorrência de nascimentos dessa espécie. E agora, ela ganhou também um podcast para contar sua história:

Infográfico interativo

Depois de um museu virtual, podcast e uma série de vídeos documentais, as toninhas acabam de ganhar um infográfico interativo. Além de trazer as principais informações sobre a biologia da espécie (como tempo médio de vida, período de gestação, predadores etc.), o novo produto de comunicação mostra a distribuição do animal ao longo do litoral brasileiro e suas principais ameaças em cada localidade. O infográfico interativo reúne vídeos, podcast, permite pesquisas mais aprofundadas e elenca medidas para a preservação da espécie, como consumo consciente, licenciamento ambiental responsável, dentre outras. Confira:

ODS

Situação

Concluído

Ano início

2015

Bioma

Marinho Costeiro

78

BOLSISTAS

4

CHAMADAS DE PROJETO

6

PROJETOS APOIADOS

'

Parceiros

Nome da empresa