PROGRAMA ARPA

Notícias

31/08/2020

Apoio do ARPA ajuda a reduzir o impacto da COVID-19 em UCs na Amazônia

RESEX São João da Ponta. Foto: Divulgação.
RESEX São João da Ponta. Foto: Divulgação.
RDS Itatupã Baquiá. Foto: Divulgação.
RESEX Ipaú-Anilzinho. Foto: Divulgação.
RESEX Mãe Grande Curaçá. Foto: Divulgação.
1/20

Em março, o efeito dominó criado pela COVID-19 chegou ao Brasil após assolar Ásia e Europa. Cidades e campo foram igualmente impactados, e cinco iniciativas apoiadas pelo FUNBIO mobilizaram mais de R$ 4 milhões para ações emergenciais.

No Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), 22 Unidades de Conservação – UCs (19% do total) foram beneficiadas até o fim de julho com a compra de EPI, alimentos e material de divulgação, entre outros. Em UCs extrativistas como Mãe Grande de Curuçá, no Pará, a pandemia suspendeu vendas e, consequentemente, zerou a renda. O destino emergencial dos recursos foi aprovado pelos doadores.

“O auxílio foi dado a 62 famílias na Reserva Extrativista (Resex) Mãe Grande de Curaçá e foi fundamental para minimizar o impacto da pandemia. Há na Resex comunidades sem energia elétrica nem água potável”, diz Patrick Rabelo Jacob, analista ambiental no Núcleo de Gestão Integrada Salgado Paraense, da qual faz parte a UC, caracterizada por manguezais e vegetação de restinga.

De maio a julho, mais de mil famílias foram beneficiadas pelo apoio do ARPA. Além da compra de alimentos e de EPI, as ações viabilizaram o cadastramento de quase 400 pessoas para o recebimento do auxílio emergencial, além do deslocamento para agências bancárias. O apoio beneficiou tanto UCs federais quanto estaduais.

Veja abaixo depoimentos e imagens das ações nas UCs apoiadas. Agradecemos aos gestores das UCs pelo envio dos registros.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

19/12/2023

Parceria entre Programa ARPA e Sema leva ajuda humanitária a mais de 4,7 mil famílias afetadas pela seca

veja mais