A IMPORTÂNCIA DAS CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS DE PLANTAS PARA A COMPREENSÃO DA RESPOSTA DOS CAMPOS DE ALTITUDE AO FOGO E À SECA

Voltar

A IMPORTÂNCIA DAS CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS DE PLANTAS PARA A COMPREENSÃO DA RESPOSTA DOS CAMPOS DE ALTITUDE AO FOGO E À SECA

Pesquisa Realizada por: Helena Roland Rodrigues Lima

Ano: 2019

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Mata Atlântica

As mudanças climáticas causadas pelos seres humanos tem alterado extensivamente o ambiente. Dentre os efeitos previsto por tais mudanças, está o aumento de eventos de fogo e seca.

Neste sentido, o modo como as espécies lidam com estes fatores podem determinar ospadrões de dominância das espécies em uma comunidade vegetal. A compreensão dos mecanismos de respostas das espécies ao fogo depende da inclusão de características funcionais (morfológicas, fisiológicas e fenológicas mensuradas no nível do indivíduo).

Por isso, este trabalho visa reconhecer quais são as características funcionais que fornecem às plantas maior resistência ao fogo e se essas características são as mesmas responsáveis pela sobrevivência à seca. O estudo vem sendo desenvolvido formação vegetal dos Campos de Altitude do Parque Nacional de Itatiaia, localizado no estado do Rio de Janeiro, Brasil. O trabalho de campo foi viabilizado devido ao apoio do Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro.

As características funcionais de flamabilidade serão medidos através de testes de ignição, combustão e de altura de chama. Assim, a compreensão destes elementos será fundamental para entender os efeitos das alterações causadas pela atividade humana no funcionamento das comunidades vegetais e o reconhecimento das espécies e comunidades mais vulneráveis a essas mudanças.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou mestranda do programa de pós-graduação de Ecologia e Evolução na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área de Ecologia Vegetal. Possuo graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) na Universidade Federal Fluminense (UFF), e por sempre me encantar pelo mundo das plantas, na graduação fui vinculada ao Laboratório Anatomia Vegetal e monitora da disciplina, além de desenvolver um projeto sobre o boldo-mirim e sua plasticidade junto ao programa ProPET-Biofronteiras.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Helena Roland - Projeto de Pesquisa

mapa

Expandir o mapa