IMPORTÂNCIA DOS AMBIENTES ÚMIDOS PARA OS SAPOS, RÃS E PERERECAS DO CERRADO

Voltar

IMPORTÂNCIA DOS AMBIENTES ÚMIDOS PARA OS SAPOS, RÃS E PERERECAS DO CERRADO

Pesquisa Realizada por: Denes Ferraz de Souza

Ano: 2018

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Cerrado

O Cerrado está entre os biomas mais ameaçados devido às mudanças na ocupação e uso do solo. Tais modificações causam, além da fragmentação, a alteração de florestas e ambientes úmidos. Os ambientes úmidos como matas ciliares, matas de galeria e veredas, são exemplos de habitats que abrigam uma elevada biodiversidade de espécies de diferentes grupos como os anfíbios anuros, por exemplo.

Estes ambientes são bastante diferenciados entre si, o que tem efeito direto sobre a estruturação das metacomunidades. Diversos estudos com anfíbios têm apontado que as características ambientais do espaço em volta do ambiente úmido, da região no entorno e do local propriamente dito’ podem ser os principais determinantes da estrutura das metacomunidades destes organismos, uma vez que a vegetação fornece habitat para reprodução, abrigo e proteção durante a dispersão.

Entretanto ainda existem diversas lacunas a serem preenchidas em relação a importância de cada tipo de ambiente para a diversidade de espécies de anuros. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a importância de diferentes tipos de ambientes úmidos. Como também suas características ambientais na composição de espécies de anfíbios anuros no bioma Cerrado.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Denes Ferraz, sou biólogo pelo campus Ceres do IF Goiano, mestre e doutorando em Ciências Ambientais no PPGSS RENAC na estadual de Goiás, além de atuar com pesquisa, sou professor e consultor ambiental. Amo herpetofauna e, com o apoio do FUNBIO, estou tendo a oportunidade de estudar e aprender um pouco mais sobre os anfíbios anuros do bioma Cerrado

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Denes Ferraz - Projeto de Pesquisa