Compras e contratações

14/11/2022 Encerrada

Funbio seleciona consultor pessoa física para propor aprimoramentos, levantar requisitos das novas funcionalidades e melhorias do Programa Monitora no SISMonitora, no âmbito do Programa ARPA.

Região: Norte
Data Limite: 28/11/2022

Resultado da Manifestação:Contratado: Arley Haley Fara

O SISMonitora é uma aplicação web, hospedada no ICMBio, que foi desenvolvido para auxiliar na gestão dos dados coletados no Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade. O desenvolvimento do sistema, inicialmente, foi financiado pelo Projeto Monitoramento Participativo da Biodiversidade em Unidades de Conservação da Amazônia, no âmbito do acordo de cooperação entre o ICMBio e o Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas). Atualmente, a empresa contratada para desenvolver o sistema, especificamente a programação, é a ZNC/Necto Systems. As principais funções do sistema são receber, validar, armazenar e disponibilizar os dados obtidos no Programa Monitora.

O Programa Monitora está sob responsabilidade da Coordenação de Monitoramento da Biodiversidade – COMOB e divide-se em três subprogramas: Terrestre, Aquático Continental e Marinho e Costeiro. Essa estrutura do Programa abriga protocolos e abordagens de monitoramento direcionados a alertas, ao manejo e também a análises robustas baseadas em metodologias científicas complexas (Constantino & Cruz, 2016).

Até julho de 2021, 106 unidades de conservação faziam parte do Programa Monitora e 86 delas estavam em operação, coletando dados de diversos alvos de monitoramento. Considerando que um dos pressupostos do Programa é a gestão eficiente de dados, foi desenvolvido um sistema web para gerir os dados e informações levantadas no monitoramento da biodiversidade, denominado SISMonitora – Sistema de Gestão de Dados de Biodiversidade do Programa Monitora.

Assim, para atender da melhor maneira o Programa, gestores e à sociedade como um todo, o SISMonitora ainda necessita de manutenções corretivas (corrigir defeitos) e evolutivas (adicionar melhorias e novas funcionalidades) para sua consolidação, além da estruturação do atendimento, capacitação de usuários e a consolidação da política de dados do Programa.

O Funbio, como gestor financeiro do Programa, convida consultores PF que tenham interesse nos trabalhos descritos no Termo de Referência (TdR 2020.0131.00090-1), com fins de propor aprimoramentos no SISMonitora, levantando requisitos de novas funcionalidades e melhorias necessárias ao Sistema, que se manifestem até o dia 28 de Novembro de 2022, enviando seus currículos por e-mail para Flávio Miguel, e-mail: [email protected], CC para [email protected] e tendo como assunto  “SISMonitora” e indicando o NOME DO CANDIDATO”.

Especificação técnica / TDR